Cidadeverde.com

INMET emite alerta de chuvas para todo o Piauí até domingo (11)

Imprimir

Foto: INMET

Por Roberto Araujo

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã desta sexta-feira (9) um alerta de chuvas intensas para todo o território do Piauí até domingo (11)

Na região dos cerrados, no Sul do Piauí, o alerta é de perigo, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 100 km/h. O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já nas porções centro norte e sudeste do território piauiense, o alerta é de perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar a até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica e queda de galhos também existe, mas em menor grau do que na região Sul.

A climatologista da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Sara Cardoso, alerta que as chuvas deverão permanecer até o próximo domingo, dia 11.

"Estamos sob alerta amarelo em todo o território piauiense até o dia 11 em virtude da possibilidade da ocorrência de chuvas que podem ultrapassar os 10 milímetros, também temos a possibilidade de ocorrência de raios e alterações ventosas", relatou.

O alerta do INMET também aponta que os municípios que fazem fronteira com o Maranhão e outros da região centro norte do Piauí podem ter acumulados de chuva que ultrapasse os 55 milímetros.

"A previsão é que possam ter eventos críticos por conta da possibilidade de acumulados que superem os 55 mm até o dia 15, o que pode ocorrer nos municípios que fazem fronteiro com o Maranhão, o que também pode ocorrer na região Sudeste e porção Norte do Piauí", citou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: chuva