Cidadeverde.com

Confira dicas de destinos turísticos piauienses para quem quer fugir da folia

Imprimir

Foto: Ascom/CCom-PI

Chegou a época do ano mais animada do Brasil, o Carnaval, e tem turista que aproveita o período momesco para curtir o feriadão prolongado longe da folia. No Piauí, o turista encontra opções de destinos tranquilos, com roteiros que incluem praias, cachoeiras, gastronomia, história, cultura e muito mais.

Para quem gosta de colocar o pé na areia e tomar aquela água de coco na beira do mar, o litoral do estado é uma ótima escolha. Os quatro municípios que compõem a região - Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia - abrigam belíssimas praias, como a da Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado, Peito de Moça e a famosa praia de Barra Grande.

Ainda na região, é possível se refrescar na Lagoa do Portinho e se aventurar pelos Lençóis Piauienses e ainda conhecer o exuberante Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. A rica e deliciosa gastronomia local também é destaque, apresentando pratos à base de frutos do mar e peixes.

Quando o assunto é ecoturismo, com destaque para as cachoeiras, o Piauí não está para brincadeira. São mais de 20 opções distribuídas por todo o estado para aproveitar bastante. Entre elas estão as cachoeiras da Campeira, Formosa, Tingidor, Santo Antônio, Furnas, Tombador, Urubu e Urubu-Rei, sendo a última perene, com água o ano inteiro.

Foto: Thiago Amaral

Os parques nacionais, como o de Sete Cidades, Serra da Capivara e Serra das Confusões, também são ótimos atrativos turísticos para conhecer durante o feriadão. Esses espaços abrigam formações rochosas espetaculares e sítios arqueológicos repletos de simbolismo e história.

Foto: Thiago Amaral

Já os cânions do Poti e do Viana são opções de lazer para aqueles que querem vivenciar experiências únicas. Esses atrativos são verdadeiros cenários de filme com paisagens surreais e de tirar o fôlego.

Cultura, história e fé

Para os turistas que preferem destinos com vertente cultural e histórica, a dica é a cidade de Amarante, que respira música e poesia, e possui museus, escadaria e mirante com belíssima vista panorâmica. Ademais, é possível conhecer o Quilombo do Mimbó, na zona rural do município, que conserva anos de muita tradição e resistência.

Outra dica da Setur é Oeiras, a primeira capital do estado, que se destaca por sua charmosa e histórica arquitetura, que expressa fé e devoção. Não é à toa que é reconhecida como a Capital da Fé.

Foto: Ascom/CCom-PI

Na cidade, turistas têm acesso a um roteiro religioso que inclui o Museu de Arte Sacra (MAS), o Mirante do Morro do Leme e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, considerada a mais antiga do Piauí.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais