Cidadeverde.com

II Festival da Uva acontece de 3 a 6 de dezembro em São João

Imprimir
O II Festival da Uva será realizado no período de 3 a 6 de dezembro deste ano, em São João do Piauí. A ideia é que esse festival tenha como carro-chefe a uva produzida em meio ao semiárido e possa ser um atrativo para um festival que tem como meta mostrar o potencial de São João do Piauí no que o município tem de melhor, seja na gastronomia, no artesanato, na fruticultura do Assentamento Marrecas.

São João do Piauí desenvolve um projeto piloto de quatro hectares de produção de uva através da Codevasf, uma parceria entre o Governo Federal com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através do programa Compra Direta Local, Senar, Emater, dentre outros parceiros.

Nesta segunda edição do Festival da Uva, uma das inovações será o lançamento da cerâmica de São João do Piauí através do assentamento e da Prodart. Na primeira edição, os artesãos participaram de um treinamento com um ceramista do polo de produção do Poti Velho, que destacou a qualidade da argila da região.

No próximo mês de outubro, a equipe da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) fará uma visita a São João do Piauí para levantar as necessidades para o Festival da Uva e apresentar aos coordenadores do evento. A arborização do Balneário Jenipapo foi um dos pontos destacados na reunião pela secretária Rejane Dias. “Esse trabalho precisa ser feito com bastante antecedência”, disse.

O superintendente do Sebrae, Ulysses Moraes, também esteve na reunião e reafirmou a parceria que possibilitou a capacitação dos empresários que atuam na rede hoteleira e em bares e restaurantes.

O secretário de Turismo, Sílvio Leite, informou que, nesta quarta-feira (8), participa de uma reunião junto ao Crea, APPM e Embrapa para fazer um convênio que vai permitir a arborização do ambiente. “São dez mil árvores”, afirma.

"O Emater, que também é parceiro, além da uva, vai ampliar o trabalho de processamento do umbu (que foi uma das revelações gastronômicas no primeiro festival) para outros frutos, como tamarindo, goiaba", informa Márcia Ferreira, nutricionista do Emater. O trabalho de capacitação dos profissionais envolvidos deve acontecer já a partir de setembro.

Representantes de todos os parceiros envolvidos participaram da reunião nessa terça-feira (7), na Secretaria de Turismo. Estiveram presentes na reunião o secretário Sílvio Leite, Rejane Dias, Ulysses Moraes, o diretor administrativo-financeiro da Seid, Nonato Amorim, o articulador da rede temática de comercialização da agricultura familiar do Emater, engenheiro agrônomo Evandro Silva, Milton Filho, da equipe do cerimonial do governo do Piauí, entre outros.

 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: