Cidadeverde.com

Fiéis lotam Igreja Catedral de Picos durante missa da Quarta-feira de Cinzas

Imprimir
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize

Por Paula Monize

Na manhã desta quarta-feira (14) foi iniciado o período da Quaresma no calendário cristão. Em Picos, fiéis lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios para participar da tradicional missa da Quarta-feira de Cinzas.

A celebração eucarística foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres  José Pio Feitosa e Francisco Pereira Borges.

A missa da Quarta-feira de Cinzas marca os fiéis com o sinal da cruz na fronte.  Este é um período em que os católicos são convidados a viver a humildade, a renovação espiritual e penitência.

A aposentada Antônia Maria Pereira, 75 anos, destaca que participar da missa da Quarta-feira de Cinzas é um momento muito importante na sua caminhada cristã. 

"Eu gosto muito de participar da missa. Esse tempo que a gente está começando, a Quaresma, é um tempo também muito importante, a gente se dedica com mais fervor. Estamos em preparação para a festa da Páscoa, que é um tempo  que marca a ressurreição de Cristo", disse a aposentada.

Antônia Maria Pereira

O estudante, Valdir Barbosa, ressalta que viu no exemplo da família o compromisso em participar da missa da Quarta-feira de Cinzas.

"A missa da Quarta-feira de Cinzas é uma questão de cultura. Meus pais desde pequeno, eles vivem no catolicismo. Eu cresci vendo este exemplo, por isso sempre participo da missa. Nesse período, costumo não comer carne vermelha, busco rezar mais", disse o estudante.

Valdir acompanhado da mãe

Significado religioso

O pároco da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. José Pio Feitosa, explicou a simbologia católica do rito das Cinzas. Ele pontua que a Quaresma é um período forte de oração, de encontro com Deus.

'Hoje é um dia todo especial porque nós começamos o grande reteiro da igreja, em preparação a maior festa para nós cristãos que é a Páscoa. Esses 40 dias, nós somos chamados a praticar desses três grandes exercícios que é a oração. No meio da oração nós entramos em comunhão plena com Deus, com o jejum, e é exatamente essa oportunidade que nós temos de viver também por Deus, nos aproximar da caridade. Esses três exercícios que nós devemos praticar durante esses 40 dias nos leva a celebrar a maior festa que é a ressurreição. De Jesus Cristo, que é a Páscoa. Por isso, é um tempo todo especial para nós, Quaresma, o tempo do deserto. O deserto não tem solidão, mas é tempo de encontro com Deus, que é o mesmo tempo de comunhão com o irmão. A cinza colocada sobre a nossa cabeça, sobre a nossa fronte, significa dizer que nós somos pó e pó voltaremos a ser. É um gesto todo especial para exercitar em nós a humildade", frisou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais