Cidadeverde.com

Edição do Piauí Pet Castramóvel retorna a Teresina neste domingo (18)

Imprimir

Fotos: Adriana Magalhães/cidadeverde.com

A primeira edição de 2024 do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel acontece neste domingo (18) em Teresina. A ação será realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), das 8h às 12h e das 14h às 18h, e prevê até 300 cadastramentos de animais para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, explica como funciona o projeto.

“Você traz seu animal, seu cão ou seu gato, preferencialmente fêmeas, e a partir disso, os médicos veterinários fazem os exames, fazem o cadastramento, o animal passa pelos exames pré-operatórios no dia do evento, neste domingo (18), aqui no Centro de Educação Ambiental, e aprovado o cadastro, ele será convidado por uma clínica responsável que está credenciada na rede da Semarh para fazer a cirurgia de castração”, destaca.

Durante a ação, são realizadas a triagem e avaliação para posterior encaminhamento para a castração nas clínicas cadastradas. Já a implantação de microchip nos animais permite um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional.

Daniel Oliveira pontua que o atendimento do Piauí Pet Castramóvel será preferencialmente para inscritos no Cadastro Único, e as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a população em geral.

“Nessa primeira etapa, nosso foco em 2024 aqui em Teresina nessas 300 vagas é o público que está inscrito no Cadúnico do Governo Federal. Agora, havendo disponibilidade ou não sendo preenchidas essas 300 vagas, o público que estiver presente terá acesso ao cadastramento e às vagas disponibilizadas”, ressaltou.

O Castramóvel é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh). Ele foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí. Em 2023, 543 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip, e 1.610 foram atendidos por meio do projeto.

O secretário Daniel Oliveira destacou que os resultados de 2023 superaram as expectativas e que, para este ano, espera-se mais um resultado positivo e de grande impacto aos animais domésticos.

“Estamos muito felizes em retomar as atividades do Castramóvel, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos e em situação de rua e, consequentemente, garantir maior bem-estar à população animal”, pontua.

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais