Cidadeverde.com

Piauí pode ter chuvas intensas até dia 20 de fevereiro; veja previsão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o Piauí tem previsão de chuvas com maior regularidade e intensidade no período de 16 a 20 de fevereiro, podendo ultrapassar os 100 mm.

De acordo com o boletim da Semarh, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do oeste. 

“Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm”, informou a Semarh.

Nesse período é necessário tomar cuidado e ficar atento, pois existem riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Não utilizar aparelhos celulares conectados à tomada
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão para esta sexta-feira (16)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (16) um alerta laranja para 209 municípios e um amarelo para 15 cidades. O alerta segue até sábado (17), quando por volta das 10h será emitido um novo boletim.

Nas cidades em alerta laranja, as chuvas serão muito mais intensas, entre 30 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades em alerta amarelo, as chuvas devem ser de menor intensidade, entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40-60 km/h. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais