Cidadeverde.com

Após falta, testes para Covid-19 são repostos no Cempi de Picos

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com/picos

Paula Monize

 

Há quase vinte dias sem realizar testagem para Covid-19, o Centro de Especialidades Médicas de Picos (Cempi) adquiriu novos testes nesta quinta-feira (15). O coordenador do Cempi, Danilo Guimarães, revelou que a procura da população para realizar o procedimento tem diminuido se comparado ao ano passado.

"Felizmente, a procura no CEMPI tem sido pequena, principalmente se comparado ao mesmo período do ano passado. Uma média de 40 a 50 testes mensal com uma testagem positiva de 8 por mês. No final do mês de janeiro encerrou-se os testes, mas já fizemos a reposição e desde ontem já estamos com testes para serem realizados na população que apresenta alguma sintomatologia para Covid. São sintomas gripais como coriza, tosse seca, febre", explicou Danilo Guimarães.

Questionado sobre o aumento de casos positivos da doença no município picoense, Danilo Guimarães, ressalta que o número de positivados não é somente do Cempi, mas também é proveniente de registros das farmácias privadas.

"As farmácias hoje são também estabelecimentos de saúde. Muitas pessoas já buscam diretamente as farmácias, fazem o teste e eles notificam os sistemas. Mas reforço que aqui no Cempi a situação é bem tranquila ainda!", disse o coordenador.

Números de testagens no Cempi

Novembro (45 testes realizados)

Negativos -39

Positivos - 06

Dezembro (44 testes realizados )

Negativos -38

Positivos - 06

Janeiro (40 testes realizados)

Negativos -26

Positivos - 14

Como realizar testes?

A população que apresenta sintomas característicos da Covid-19 devem se dirigir ao Cempi já referenciadas pela UBS. Os testes são realizados no horário de 08h às 12h, no Cempi, localizado na Avenida Severo Eulálio.
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais