Cidadeverde.com

Piauí registra aumento de 53% nas notificações de acidente de trabalho entre 2021 e 2022

Imprimir

Foto: Freepik

Por Rebeca Lima e Najla Fernandes (TV Cidade Verde) 

Dados do Ministério Público do Trabalho apontam que o Piauí registrou um aumento de 53,7% nas notificações de acidente de trabalho entre os anos de 2021 e 2022. Já em relação às subnotificações, quando os registros deixam de ser feitos, o percentual é de 30,4%.

De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinam), em 2021 foram 1.962 casos notificados e, em 2022, o número foi de 3.015 acidentes de trabalho.

Entre os acidentes de trabalho mais comuns estão quedas, choques elétricos, fraturas, lesão por esforço repetitivo (LER), estresse e ansiedade.

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente e Trabalho, Maria Elena Rêgo, destaca que informar o acidente de trabalho é bastante necessário para os órgãos gerenciarem os riscos.

“Essas notificações são importantíssimas para que o estado possa estabelecer as medidas de gerenciamento dos riscos existentes no ambiente de trabalho porque o trabalho é meio de vida e não de morte nem de adoecimento”, pontua.

Maria Elena Rêgo ressalta ainda que o índice de subnotificação permanece elevado mesmo com o aumento das notificações.

“Nos últimos anos, o Ministério Público do Trabalho e outros órgãos do estado têm feito campanhas para garantir um aumento das notificações de acidente, em especial no Sinam, o sistema de informações do Ministério da Saúde e, embora tenha havido um aumento dessas notificações de 2021 para 2022, ainda temos um índice de subnotificações muito elevado”, acrescenta.

Já segundo a procuradora, as denúncias mais comuns que o MPT recebe são o não fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs), porém, as medidas de proteção coletiva devem ser prioritárias pela empresa.

“A denúncia mais comum ainda é o não fornecimento do equipamento de proteção individual. Agora, é importante saber que o equipamento de proteção individual não é a principal medida de saúde e segurança a ser adotada pela empresa. A legislação prevê que primeiro, como prioridade, devem ser adotadas as medidas de proteção coletiva”, explica Maria Elena Rêgo.

A coordenadora ainda pontua que caso o empregado se recuse a aceitar o equipamento de proteção, ele pode sofrer advertência, além de faltas ao ser mandado para casa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais