Cidadeverde.com

Picos registra 3 casos suspeitos de dengue e Vigilância Epidemiológica alerta para combate a mosquito

Imprimir
Foto: Arquivo/TV Cidade Verde Picos
 
Por Paula Monize
 
O município de Picos registrou na semana passada três casos suspeitos de Dengue. A informação foi confirmada pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana, que alerta para cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
 
Amostra de material genético foi colhida nos pacientes com sintomas característicos de dengue. O material foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), em Teresina, para análise.
 
O coordenador Robsoncley Viana ressaltou que o cenário atual ainda está controlado se comparado a anos anteriores de situações epidêmicas de arboviroses.
 
“Por enquanto ainda está tranquilo, como já tivemos anos anteriores situações de epidemias. Precisamos ter atenção se houver a introdução de um novo subtipo da dengue, onde sempre eleva o aumento de casos. Até o momento, temos três casos suspeitos que estão aguardando confirmação laboratório”, disse o coordenador.
 
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com/picos
 
Em razão das notificações suspeitas, os órgãos de saúde do município têm se mobilizado no trabalho preventivo e de conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito. Agentes de endemias têm monitorado possíveis focos e atuando no combate.
 
Robsoncley Viana destacou que o município tem muitas áreas propícias a proliferação do mosquito, como setores comerciais e imóveis abandonados ou em desuso, que se tornam criadouros do mosquito. 
 
“Picos tem muitas áreas de comércio, de edifícios abandonados ou em desuso. Geralmente esses estabelecimentos são criadouros dos mosquitos, então, precisamos que esses proprietários façam uma vistoria semanal. Não é só as residências; mas os estabelecimentos comerciais devem ser vistoriados”, alertou.
 
Foto: PMP
 
Combate ao mosquito
 
Dicas para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti:
 
Verifique se a caixa d’água está bem tampada;
Deixe as lixeiras bem tampadas;
Coloque areia nos pratos de plantas;
Recolha e acondicione o lixo do quintal;
Limpe as calhas;
Cubra piscinas;
Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários;
Limpe a bandeja externa da geladeira;
Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação;
Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
Cubra bem sua cisterna;
Proteja bem todos os reservatórios de água.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais