Cidadeverde.com

Prévia do PIB registra crescimento de 2,45% em 2023, afirma Banco Central

Imprimir

Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023, calculada pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), cresceu 2,45% na comparação com o ano anterior. O número foi divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda (19).

O índice serve como previsão do PIB. Agentes do mercado buscam, assim, estimativas para saber se os planos do BC para o corte de juros (taxa Selic) deverão seguir o mesmo ritmo, acelerar ou desacelerar.

O Ministério da Fazenda e o BC apostam em crescimento de 3% em 2023. Dados oficiais do PIB serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março. Em 2022, o crescimento foi de 3%.

O IBC-Br avançou 0,82% em dezembro de 2023, em relação a novembro com ajuste sazonal, mostrando alta de 1,36% em comparação com dezembro do ano retrasado.

Apesar disso, o ritmo de altas mostrou desaceleração em relação a 2022, quando a expansão da "prévia" foi de 2,77% em relação ao ano anterior.

A queda de 0,32% (ano a ano) ocorreu em meio a um cenário de juros elevados para conter pressões inflacionárias.

No ano passado, a taxa básica de juros recuou somente em agosto, quando foi de 13,75% para 13,25% ao ano. Desde então, já foram feitas cinco reduções seguidas pelo BC.

Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais