Cidadeverde.com

Secretário de Justiça atribui fugas a falha humana: "negligência do plantão"

Imprimir

Por Roberto Araujo

O secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta terça-feira (20) que o principal fator que causou a fuga de 17 detentos da penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no último domingo (18) foi falha humana. Quatro foram recapturados.

"Com certeza pelas imagens que temas, pela nossa apuração prévia, foi negligência do plantão. A fuga durou cerca de duas três horas, dentro do presídio foram várias celas, o que nos leva a crer que foi isso, mas nós determinamos uma apuração através de uma sindicância, solicitamos ao Secretário de Segurança um delegado especial para apurar exclusivamente esse fato, temos uma responsabilidade com todo o sistema de segurança e a sociedade piauiense", disse.

Os presos fugiram após quebrar cadeados de algumas celas dos pavilhões da penitenciária. O secretário também disse que os presos não são de alta periculosidade. "São presos por violência doméstica, por roubo, por furto, dos que se dizem faccionados, apenas 4 fugiram, dois dos quais recapturados", citou.

A gerente da penitenciária Denyse Costa e Silva e o gerente adjunto Denis Ferreira de Sousa foram exonerados. Quem assumiu interinamente foi um policial penal, Aliomar Teixeira, mas um outro nome deve ser indicado em caráter efetivo.

Foto: Reprodução

O secretário frisou, ainda, que a unidade vai passar por uma reforma para reforçar a segurança, e que a reforma já havia sido autorizada antes da fuga.

Dos 17 fugitivos, quatro foram recapturados. Dois dos foragidos identificados como Jociel da Silva e Anderson da Costa foram localizados na segunda-feira (19) na zona rural do município de Currais, que é vizinho a Bom Jesus. Já na manhã dessa terça-feira (20), Rafael Nascimento da Silva foi localizado na cidade de Cristino Castro, que também é uma cidade vizinha a Bom Jesus, e Rosivaldo Florentino Costa e Silva, encontrado na cidade de Canto do Buriti.

Leia também: Polícia recaptura quatro fugitivos da penitenciária de Bom Jesus; diretora foi exonerada após fuga em massa

Polícia recaptura dois dos 17 fugitivos da penitenciária de Bom Jesus; buscas continuam

Quebrando cadeados, 17 presos fogem de penitenciária em Bom Jesus e podem reforçar “guerra” do tráfico

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais