Cidadeverde.com

Motoristas de ônibus que fazem linha para a zona Leste de Teresina paralisam atividades

Imprimir

Fotos: Sintetro

Atualizada às 11h 

Por Yala Sena e Rebeca Lima 

Os motoristas e cobradores da empresa Santana - do consórcio Urbanus - paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (21), devido à falta de pagamentos salariais. Após algumas horas, a categoria informou que os ônibus voltaram a circular depois da empresa pagar os trabalhadores na garagem.

"A prefeitura paga rigorosamente em dia. Inclusive, ela paga até antecipado, no dia 4 e no dia 3. Então não justifica as empresas atrasarem o salário dos trabalhadores e o tíquete de alimentação. E está acontecendo isso direto. Hoje mesmo teve uma empresa que foi paralisada, mas já foram liberados os ônibus, porque a empresa resolveu pagar na garagem", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Antônio Cardoso.

Antônio Cardoso acrescentou que o sindicato não aceitou a justificativa do atraso no pagamento que teria sido apresentada pela empresa.

"O que ele disse lá para o nosso advogado que nos ligou agora, que é porque o pessoal não pode receber dinheiro em conta. Mas não justifica. Sejam dois, ou três, ou quatro que não recebem dinheiro em conta, podem receber na garagem. Na realidade, ficou foi todo mundo sem receber o pagamento. Então essa desculpa ela não convence a gente", pontuou.

Com a paralisação, parte da zona Leste de Teresina ficou sem ônibus. Cerca de 30 veículos deixaram de circular na capital.

O Sindicato comunicou o ocorrido à Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e vai denunciar no Ministério Público do Trabalho (MPT).

“A prefeitura está repassando para a empresa conforme o acordo no TRT, mas a empresa está recorrentemente atrasando salários”, disse o presidente do Sindicato.

Problemas de manutenção nos ônibus 

O presidente do Sintetro ressaltou ainda que foi constatado problemas de manutenção em diversos ônibus da capital. Ele pontuou que notificou as empresas responsáveis e repassou a situação para a Strans.

"Até uma entrada de ar, se ela estiver quebrada, o motorista trabalha no sol, pegando aquele calor horrível que não entra aí, e quando é na chuva, se molha todinho, porque a entrada de ar está quebrada. A gente já constatou isso em várias empresas. A gente está notificando as empresas para que sejam feitas essa correção. Inclusive a S-Trans também, que é o órgão fiscalizador com relação à manutenção. É a entrada de ar do teto furada, quebrada", disse.

Antônio Cardoso pediu que a população faça registros desses tipos de problemas dentro dos ônibus para que o sindicato comunique o problema e o veículo seja retirado de circulação.

"Toda vez que tem um problema desse aí, o passageiro é importante filmar e dizer o número do carro, a linha, para a gente cobrar da empresa e esse carro ser tirado de circulação. Mas é um serviço da S-Trans, mas o sindicato também está de olho. Porque isso prejudica tanto o trabalhador como os passageiros", finalizou. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais