Cidadeverde.com

Sebrae lança Cachaçafest deste ano, que espera 12 mil pessoas

Imprimir

A solenidade de lançamento da quinta edição do Cachaçafest, no auditório do Sebrae em Teresina, contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes; do diretor superintendente da instituição, Delano Rocha; dos deputados estaduais, Juraci Leite e Paulo Martins; do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Valério Carvalho; dos prefeitos municipais de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, Wilmar Cardoso e José Valmir Soares, respectivamente; do gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, Paulo Sucupira; da diretora administrativo-financeira da Secretaria Estadual de Turismo, Norma Suely Nogueira; da diretora de Operações e Marketing da Piemtur, Ermínia Medeiros; da secretária de Assistência Social de Castelo do Piauí, Ceres Vidal; do representante da Associação Brigada Mandu Ladino, Dr. Luís Airton Santos, entre outras autoridades, lideranças empresariais, imprensa e convidados.

“Fico bastante satisfeito em lançar mais uma edição deste importante evento, que é o Cachaçafest. Essa iniciativa revela o apoio que o Sebrae tem dado às diversas atividades econômicas, em especial, ao agronegócio da cachaça, que faz parte da cultura do Nordeste e do Piauí. O segmento gera emprego e renda para milhares de pessoas, por isso é importante que estimulemos os produtores a melhorarem cada vez mais a qualidade do destilado piauiense, divulgando a produção do Estado e conquistando novos mercados. Mais uma vez esperamos que o Cachaçafest seja um evento coroado de êxito, que contribua para desenvolver a economia de Castelo do Piauí”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

A programação do Cachaçafest reunirá ações em turismo, artesanato, gastronomia, agronegócio e cultura. Entre as atrações nacionais do evento estão: Sandra de Sá, Emílio Santiago, Waldonys e Banda, e Ítalo e Reno. Serão apresentações conceituais e de qualidade, com o melhor do samba e do forró. O evento contará ainda com shows regionais como Dandinha e Banda, Conjunto Roque Moreira e Leonardo Dias, além de apresentações culturais de violeiros, hip hop, balé, reisado, dança e capoeira.

“Muitas atividades estão sendo desenvolvidas em Castelo do Piauí para que o Cachaçafest seja um sucesso. São ações como limpeza da cidade, uma parceria com a prefeitura municipal; roteirização dos atrativos turísticos, organização das pousadas domiciliares, além de treinamentos em artesanato, gastronomia e para os condutores de visitantes, numa tentativa de contribuir para que os turistas fiquem cada vez mais satisfeitos em visitar Castelo do Piauí”, comentou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Entre os roteiros turísticos que estarão sendo oferecidos para os visitantes estão: o Cânion do Rio Poti, Pedra do Castelo, Cachoeira das Arrais, Picos dos Andrés, Castelo das Barrocas, Sítio da Cruz, city tour em Castelo do Piauí, conhecendo seus museus, a igreja e o mercado; além de visitação às indústrias das cachaças Mangueira, Mineirinha e Rainha do Belém.

“Estamos numa luta constante para que este evento cresça e seja cada vez melhor. O apoio do Sebrae, do Governo do Estado e demais parceiros tem sido muito importante para o sucesso do Cachaçafest, que é um festival consolidado e que faz parte do calendário de eventos do Piauí. Temos a responsabilidade e o compromisso com a população de Castelo de manter essa iniciativa, que tem contribuído para a geração de emprego e renda e para a melhoria da qualidade de vida. Convidamos a todos a visitarem Castelo do Piauí durante o Cachaçafest, que este ano será mais uma vez um evento de sucesso”, declarou o prefeito de Castelo do Piauí, Wilmar Cardoso.

A estrutura do evento vai contar com feira de artesanato, com quarenta e cinco estandes para exposição e comercialização de peças de diversas tipologias; praça de alimentação, palco para shows e apresentações culturais e Espaço Aprisco, onde vão acontecer as clínicas tecnológicas de ovinos e caprinos.

Na ocasião, também foi apresentada a campanha publicitária do evento, que foi desenvolvida pela AMC Publicidade, com o mote: Uma dose de qualidade e bons negócios. Entre as peças da campanha estão: outdoor, camiseta, cartaz, anúncio de jornal, banner eletrônico, folder, spot e VT.

Para o diretor superintende do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o agronegócio da cachaça é um segmento que alavanca vários outros setores. “É uma satisfação imensa lançar mais esta edição do Cachaçafest, festival que está se consolidando no calendário de eventos do Estado. Nós que fazemos o Sebrae apoiamos iniciativas como esta porque vemos nelas uma possibilidade de desenvolvimento para os pequenos empreendimentos. Precisamos cada vez mais divulgar o que temos de melhor e neste evento em especial, o potencial do Estado no que se refere ao agronegócio da cachaça, com sua produção, qualidade e importância para a economia”, afirmou.

No Piauí, existem cerca de seiscentos alambiques, os quais produzem mais de 3,5 milhões de litros de cachaça anualmente e geram um faturamento de quase R$ 8 milhões. Os municípios com maior representatividade no segmento são Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Teresina, Barro Duro, Barras, Pedro II, Amarante, José de Freitas e Palmeira do Piauí.

Segundo a organização do Cachaçafest, cerca de doze mil pessoas devem circular em Castelo do Piauí durante o evento, que é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí; patrocínio da Cachaça Mangueira e Grupo Claudino; e apoio da ECB Rochas Ornamentais do Brasil.

Amanhã (10), acontecerá o lançamento do Cachaçafest em Castelo do Piauí. A solenidade está marcada para as 19h00, no Zilda Buffet.
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: