Cidadeverde.com

Casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra durante enxurrada em Picos

Imprimir

Fotos: TV Cidade Verde 

Por Rebeca Lima e Valéria Noronha (TV Cidade Verde Picos) 

Duas casas ficaram parcialmente destruídas após um deslizamento de terra ocorrido durante a chuva de quase 10 horas que atingiu o município de Picos durante a noite de quarta (21) e madrugada da quinta-feira (22). As residências ficam localizadas no bairro Paroquial, um dos pontos críticos da cidade.

No imóvel da cozinheira Esmeralda Maria da Silva, a cozinha e um banheiro desmoronaram com a enxurrada. Alguns eletrodomésticos do cômodo, como uma geladeira e um fogão, também ficaram destruídos. Esmeralda Maria conta que o momento foi de desespero.

“Muito desespero é uma coisa assim que você não domina porque a água não estava passando pelos esgotos ao lado da casa, estava passando por dentro de casa, carregando tudo, e você fica assim, sem saber o que fazer; o jeito foi correr e deixar tudo”, disse.

A cozinheira destaca que a situação é corriqueira e que, sempre que inicia o período chuvoso, ela precisa tirar os móveis do cômodo. 

“Todos os anos quando começa a chover, tem que tirar tudo que tem na cozinha e colocar na sala e deixar lá vazio porque sempre corre o risco do paredão cair”, pontuou.

Já na residência do autônomo Izaquiel Pedro de Oliveira, também atingida pelo deslizamento, moram cinco pessoas e ninguém ficou ferido. Ele conta que, quando percebeu o perigo, só deu tempo de salvar os animais de estimação.

“Eu tenho uma cachorra, um gatinho que tive que salvar, tive que correr para poder tirar porque se não tirasse ia matar a cachorra e o gato”, disse o autônomo.

As vítimas contam também que não é a primeira vez que sofrem com esses problemas provocados pela chuva. Os residentes da região destacam ainda que uma das causas prováveis do deslizamento teria sido o desmoronamento de uma galeria que fica entre os bairros Aerolândia e Paroquial.

“Foi a galeria em cima do morro que estourou, que todo ano é desse jeito aí”, acrescentou Izaquiel. Os moradores atingidos pela enxurrada relatam que não têm para onde ir e pedem ajuda das autoridades do município.

“Que eles venham fazer aí o paredão para poder a gente ter pelo menos uma vida melhor porque a gente, quando vê um mormaço de chuva, já tem é medo”, desabafou Esmeralda Maria.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais