Cidadeverde.com

Inmet emite alerta de chuva para 102 municípios do Piauí; confira a previsão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas em 102 municípios do Piauí, atingindo principalmente a região Centro-Norte e Norte do estado neste sábado (24) e domingo (25).

No domingo o instituto deverá emitir por volta das 10h um novo boletim com informações mais atualizadas sobre a previsão do tempo.

Para as cidades que estão na área de alerta, existe possibilidade de chuva entre 20 até 50 mm/dia, assim como ventos intensos de 40 a 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Inmet

Segundo o instituto, até o dia 26, para o Nordeste do país, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, onde não se descartam volumes superiores a 70 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

A região Norte deve receber mais chuvas nos próximos dias.

“A partir de domingo (25) e no decorrer da próxima semana, alguns sistemas meteorológicos vão influenciar conjuntamente nas condições de tempo no Nordeste: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), configuração dos ventos em baixos (fluxo convergente de umidade do oceano para o continente) e em altos (fluxo divergente e predominantemente de quadrante sul) níveis da atmosfera. Tal padrão atmosférico pode gerar volumes de chuva, pontualmente mais elevados (acima de 100 milímetros) na faixa norte da região”, informou.

Cuidados em caso de chuva:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais