Cidadeverde.com

BPA realiza apreensão de 10 aves silvestres em residência na cidade de Miguel Alves

Imprimir

Foto: BPA

Por Bárbara Rodrigues

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) realizou a apreensão de 10 aves silvestres em uma residência na cidade de Miguel Alves, a 117 km de Teresina. A ocorrência aconteceu em um endereço vizinho do resgate de um macaco-prego que estava sendo criado em cativeiro no bairro Vacaria

O sargento Israel Rodrigues, informou que após concluir o resgate de um macaco, percebeu que na casa vizinha existiam várias gaiolas. No local os policiais encontraram 10 pássaros silvestres que eram mantidos sem nenhuma autorização. 

“Após a gente concluir a ocorrência do macaco, a gente verificou na casa ao lado, no vizinho, algumas gaiolas. Quando a gente foi lá abordar o proprietário da casa, a gente realmente verificou que ele tinha 10 gaiolas com 10 pássaros silvestres sem nenhuma autorização do IBAMA e nem do órgão competente. Então, verificamos outra ocorrência, outro crime ambiental, onde foi feita a apreensão das aves e foi feito outro TCO do vizinho, que vai estar respondendo na justiça em relação à criação do animal silvestre”, disse o sargento Israel.

Os animais foram então resgatados e os policiais realizaram a destruição das gaiolas. Os pássaros foram colocados em uma gaiola maior para o traslado para Teresina até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Bioparque Zoobotânico. 

No Cetas, as aves passarão por cuidados veterinários e ficarão em quarentena para a avaliação de retorno à natureza, pois há aves que não conseguiam mais voar

“Tem alguns pássaros que não conseguem nem voar. Eles precisam de um tempo em um viveiro maior para criar um pouquinho de força nas asas para poder voar e se alimentar sozinho na natureza”, explicou o sargento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais