Cidadeverde.com

Mais de 100 mil piauienses ainda dependem de carro-pipa para abastecimento de água

Imprimir

Foto: Reprodução/Exército Brasileiro

Por Paula Sampaio

Pelo menos 102.7 mil piauienses ainda dependem totalmente do carro-pipa como principal fonte de abastecimento de água no estado. O número corresponde a 3,12% da população do Piauí. As informações do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa proporção, o Piauí ficou com o quinto maior indicador do país, atrás de outros estados do Nordeste: Pernambuco (8,1%), Paraíba (6,6%), Alagoas (4,17%) e Rio Grande do Norte (3,54%).

Dentre os 10 municípios brasileiros com a maior proporção que tem como principal fonte de abastecimento de água o carro-pipa, três delas são no Piauí: Marcolândia, onde 91% da população ainda vive com essa dependência, além de Betânia do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

Armanezamento de chuva

Outro dado levantado pelo IBGE em 2022 foi em relação a proporção de piauienses que tem como principal fonte de abastecimento de água o armazenamento de chuva: pelo menos 50 mil piauienses, o equivalente a 1,54% da população.

Dentre os 10 municípios brasileiros com maior predomínio do armazenamento de água de chuva como principal fonte de abastecimento, dois deles são do Piauí: o município de Bonfim do Piauí, para cerca de 58,75% da população, com o quarto maior indicador do país; e o município de São Braz do Piauí, para cerca de 52,98% da população, com o sexto maior indicador do país.

Água encanada

O Censo Demográfico 2022 apontou que para cerca de 2,9 milhões de piauienses, representando 89,43% da população, a água chegava "encanada até dentro da casa, apartamento ou habitação" - para essa parcela da população, a água chegava diretamente em torneiras, chuveiros, vasos sanitários etc. localizados dentro da habitação.

Para 5,97% da população, a água chegava "encanada, mas apenas no terreno" .

Para outros 4,60%, a água não chegava encanada - ou seja, a água precisava ser transportada em baldes, galões, veículos ou outros recipientes para uso pelos moradores.

 

Com informações do Governo do Piauí 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais