Cidadeverde.com

Projeto “Vale das Oportunidades, Diga não às drogas” abre inscrições

Imprimir

Foto: Divulgação

O projeto “Vale das Oportunidades, Diga não às drogas” está com inscrições gratuitas abertas. A ação está acontecendo no bairro Vale do Gavião, na Zona Leste de Teresina.

As inscrições podem ser feitas através desse link. ou pelo Instagram do @idaspi.

A ação tem por objetivo resgatar jovens e adolescentes com ações educativas sobre o uso de entorpecentes, redução de danos e lazer.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feita pelo IBGE a experimentação ou exposição ao uso de drogas, entre os adolescentes de 13 a 17 anos, saiu de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019. Ainda de acordo com os dados, antes de completar 14 anos de idade, o percentual passou de 3,4% em 2009 para 5,8% em 2019.

Durante rodas de conversas e o acolhimento social, serão discutidos valores essenciais e iniciativas do porquê e como ficar longe das drogas.

De acordo com a responsável do projeto, Cinthia Oliveira, o projeto não aposta na repressão e sim na necessidade de prevenir.

“A gente quer trabalhar com esses adolescentes e jovens a autoestima, a conquista dos seus objetivos. Vamos mostrar os malefícios, as consequências que as drogas podem impactar não só a ele mas todo o ambiente familiar”, disse Cinthia.

O trabalho está atuando diretamente e indiretamente com os pais e a comunidade. Sendo assim, um conjunto de ações preventivas a todos.

O projeto será assistido por uma equipe de Pedagodos, Assistentes Sociais, Psicólogos e Mestres de Capoeira de notoriedade na cidade de Teresina.

“Não temos uma quantidade específica de participantes, quanto mais melhor. Todos serão muito bem acolhidos e não julgados, porque o nosso intuito é promover oportunidades”, afirmou Cinthia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais