Cidadeverde.com

Parlamento do Futuro: eleição da Mesa Diretora da Alepi terá duas chapas

Imprimir

Foto: Divulgação/ Alepi

Não houve consenso. Dois nomes se enfrentarão nesta segunda-feira (26) no primeiro dos três dias do projeto Parlamento do Futuro na Assembleia Legislativa do Piauí.

Trinta adolescentes de todo o Piauí, que chegam neste domingo (25) em Teresina, iniciam amanhã na Alepi a experiência imersiva de representarem os cidadãos através de um mandato eletivo.

Alunos do ensino médio,eles e elas  foram eleitos em novembro passado,pelo voto, em uma disputa que contou com 81 candidatos. 

E o primeiro processo a ser vivenciado, após a solenidade de diplomação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e da posse, será a votação para eleição da Mesa Diretora. 

Duas chapas foram inscritas. Uma encabeçada pelo parlamentar do futuro Marcos Antônio Mota que é do PDHEC (Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania) a outra encabeçada por Luiza Maria que é do PAMA (Partido da Agricultura e Meio Ambiente). Caso vença, Luiza Maria, pelo menos em simulação, será a primeira presidenta eleita a conduzir os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

Os parlamentares do futuro também irão apresentar projetos de lei, debater as matérias nas comissões técnicas e votar em plenário.  

“Eles estão focados. Na verdade a experiência já iniciou desde que começamos a conduzir com eles a formação das chapas para a geração das cédulas de votação. O interesse deles em vivenciar esse momento é muito importante”, afirma Lucas Guerra da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Alepi.

Os servidores da Casa também participam do processo, auxiliando os trabalhos para que a experiência seja o mais próxima possível da realidade de um mandato parlamentar. 

"Nosso maior objetivo é exatamente esse: trazer os jovens para a Política. Mostrar a importância desse processo em suas vidas. Fico muito feliz em saber desse engajamento. Isso já demonstra o sucesso da iniciativa. Os deputados e deputadas do presente estão tão ansiosos quanto eles para ver essa experiência acontecer " afirma o presidente Franzé Silva (PT). 

 

Com informações da Alepi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais