Cidadeverde.com

Cientistas descobrem fóssil de "dragão" de 240 milhões de anos

Imprimir

Foto: Reprodução/ SBTNews

Uma equipe de cientistas internacionais revelou a descoberta de novos fósseis da espécie Dinocephalosaurus orientalis. O réptil aquático, de cerca de cinco metros de comprimento, é pertencente ao período Triássico da China, datado de cerca de 240 milhões de anos, e foi apelidado de "dragão" devido ao pescoço "extremamente longo".

O Dinocephalosaurus orientalis foi originalmente identificado em 2003, sendo estudado por pesquisadores da Escócia, Alemanha, Estados Unidos e China. A descoberta do novo fóssil no sul da China, no entanto, permitiu aos cientistas analisar a anatomia da criatura.

"É mais um exemplo do estranho e maravilhoso mundo do Triássico que continua a confundir os paleontólogos. Temos certeza de que ele irá capturar a imaginação de todo o mundo devido à sua aparência impressionante, que lembra o longo e mítico dragão chinês em forma de cobra", disse Nick Fraser, integrante do Museu Nacional da Escócia.

Fóssil de um anfíbio gigante, mais antigo que os dinossauros, é encontrado no RS

Segundo o estudioso, o réptil estava claramente muito bem adaptado ao estilo de vida oceânico, como indicado pelas nadadeiras. Fraser ressaltou ainda que, apesar das semelhanças superficiais, o Dinocefalossauro não está relacionado com os famosos Plesiossauros — inspiração para o mito do Monstro do Lago Ness —, que só evoluíram cerca de 40 milhões de anos depois.


Fonte: SBTNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais