Cidadeverde.com

Supermercados brasileiros registram queda de 15% nos estoques de produtos em janeiro

Imprimir

Fonte: Freepik

Os supermercados brasileiros registraram uma nova queda no volume de estoque durante o mês de janeiro. Segundo dados da Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, foi contabilizada uma baixa de pouco mais de 15% no volume médio em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado foi influenciado devido às festas de final de ano e o período de férias coletivas. Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, explica que há um comportamento, em especial nas capitais brasileiras, de êxodo em janeiro para o litoral e, por isso, os supermercados dessas cidades não investem tanto em estoque.

Em relação aos produtos, o ovo foi o item com menor disponibilidade nos estabelecimentos, com 20,6% de ruptura nos dois meses, ante uma média de 14% em dezembro de 2022 e janeiro de 2023. A falta do item nas prateleiras ocorreu mesmo com o aumento de 3,7% no preço do produto em janeiro ante dezembro.

Outro produto que apresentou queda nas prateleiras foi o refrigerante, que registrou uma ruptura de 14,3% em janeiro. Neste caso, a falta de abastecimento nos supermercados ocorre em meio às ondas de calor, que fizeram com que o item fosse mais consumido pelos brasileiros. Em janeiro, o preço médio por litro do produto subiu 8,8%.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais