Cidadeverde.com

Parlamento do futuro: eleitos são diplomados no TRE e tomam posse na Alepi

Imprimir

Foto: Ascom/ Alepi

Por Paula Sampaio

A posse dos 30 parlamentares do futuro está marcada para as 10 horas desta segunda-feira (26), no Plenarinho Prado Júnior. A solenidade marca o início de uma das mais importantes fases do projeto “Parlamento do Futuro”.

A iniciativa é realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI).

“Eles tomam posse e começam os trabalhos legislativos. O objetivo é levar a juventude a conhecer o trabalho e a força do Parlamento”, afirma o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), ao destacar o pioneirismo do projeto.

Representatividade

Os partidos com as maiores bancadas são o Partido da Educação e Cultura (PEC) e o Partido da Saúde e Esporte (PSE), com 11 e 7 membros, respectivamente. Os dois partidos concentram 60% das cadeiras do Legislativo. O Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) conta com cinco representantes; o Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda (PEGR) e o Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC) elegeram três representantes cada. Já o Partido da Segurança Pública (PSP) é minoria, com apenas um deputado eleito.

Partidos

Os temas que deram nome aos partidos foram escolhidos pela comissão organizadora, de acordo com as principais demandas sociais. Os estudantes receberam, junto com a ficha de filiação, um compilado com os princípios e valores de cada partido.

“Eles leram a filosofia desses partidos e escolheram aquele com o qual tinham mais afinidade. Após a filiação, foram feitas as convenções partidárias nas escolas e dessas convenções saíram os candidatos representantes de cada partido”, explica o coordenador de projetos da Escola do Legislativo, Francisco Farias.

O processo

As eleições envolveram 81 candidatos, de 21 escolas da rede pública estadual de educação, de todos os territórios piauienses.
Os estudantes são de 18 municípios: Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí, Valença.

Eleitos

Ádrya Yasmim, Ana Vitória, Antônio Marciel, Antony Ramos, Ariolino Lima, Azafe Caleb, Daniel Carvalho, Gabriel Barbosa, Henry Carneiro, Igor Samuel, Izamara Isabela, Jamile dos Santos, João Pedro, João Sotero, João Vitor, Kaylane Mendes, Klasnic de Sousa, Luciano Henrique, Luís Guilherme, Luiza Carvalho, Marcos Antônio, Marina Santos, Marissol Gomes, Pedro Victor, Sthefany Vitória, Victor Manoel, Vinícius Gabriel, Wanderson Mota, Wesley Felipe, Withinney dos Santos.

Partidos

Partido da Educação e Cultura (PEC) – 75
1. Ana Vitória (Fronteiras)
2. Ariolino Lima (Teresina)
3. Azafe Caleb (Altos)
4. Daniel Carvalho (Paulistana)
5. Gabriel Barbosa (Barras)
6. Igor Samuel (Teresina)
7. Izamara Isabela (São João do Piauí)
8. João Pedro (Campo Maior)
9. João Vitor (Regeneração)
10. Kaylane Mendes (Teresina)
11. Pedro Victor (Piripiri)

 Partido da Saúde e Esporte (PSE) – 85
1. Henry Carneiro (Corrente)
2. Jamile dos Santos (Parnaíba)
3. Luciano Henrique (Teresina)
4. Luís Guilherme (Altos)
5. Vinícius Gabriel (Valença)
6. Wesley Felipe (Picos)
7. Withinney dos Santos (Oeiras)

Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) – 66
1. João Sotero (Teresina)
2. Luiza Carvalho (Teresina)
3. Marina Santos (Parnaíba)
4. Marissol Gomes (Uruçuí)
5. Victor Manoel (Picos)

Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda (PEGR) – 90
1. Antônio Marciel (Altos)
2. Sthefany Vitória (Bom Jesus)
3. Wanderson Mota (Floriano)

Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC) – 89
1. Ádrya Yasmim (Barras)
2. Klasnic de Sousa (São Raimundo Nonato)
3. Marcos Antônio (Picos)

Partido da Segurança Pública (PSP) – 80
1. Antony Ramos (Piripiri)

Parceria entre Seduc, Alepi e TRE-PI

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou a Alepi pelo projeto e ressaltou que a experiência vai engradecer a formação dos jovens estudantes Seduc. “Esse é um projeto inédito e histórico que vai fortalecer o espírito cidadão, o protagonismo político dos nossos estudantes e as habilidades e competências socioemocionais”.

Bandeira falou, ainda, sobre a parceria entre Alepi e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante o processo eleitoral dos estudantes.

“Nós tivemos uma parceria muito produtiva durante todo o curso desse projeto, processo eleitoral, depois da formação dos partidos, e agora os estudantes vão para a parte de dialogarem, debater os seus projetos de lei, deliberarem sobre os projetos, aprovarem, levarem ao Governador Rafael Fonteles, enfim, toda a dinâmica, toda a experiência que um parlamentar vive diariamente. Isso vai engrandecer bastante a formação dos nossos jovens”.

Durante a diplomação no TRE-PI, a deputada estudantil Kaylane Mendes Cruz, aluna do CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, Premen Norte, em Teresina, descreveu a experiência como algo incrível.

“Esse projeto não só está ajudando, a nós, jovens, a ter essa experiência incrível, mas também vai ter uma diferença enorme nas escolas, não só de Teresina, mas do Piauí inteiro. Confesso que eu não tinha ideia de quantas cidades estariam presentes aqui, tantos alunos estão aqui representando diversas cidades do Piauí, e eu só tenho a expressar a minha felicidade e gratidão aos deputados, à Seduc e ao TRE”.

O presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva, falou sobre o projeto como modelo de inclusão da juventude na política e agradeceu a colaboração da Secretaria de Estado da Educação para pôr em prática o “Parlamento do Futuro”.

“Agradeço toda a equipe da Seduc, através da pessoa do secretário Washington Bandeira. Ele, que prontamente entendeu o que era o projeto Parlamento do Futuro e abriu as portas das escolas, com a ajuda das professoras, dos supervisores, das diretoras e diretores, que farão com que esse projeto, seja um projeto definitivo, e que mostra para o Brasil o modelo de inclusão da juventude na política. Essa é a nossa maior meta, é exatamente fazer com que a juventude entenda como funciona a democracia, como se faz uma lei, como se faz o Parlamento”.

O Desembargador Erivan Lopes, presidente do TRE-PI, em sua fala, destacou que a solenidade de diplomação dos deputados estudantis ocorre em data muito próxima ao aniversário de 92 anos da Justiça Eleitoral, celebrado em 24 de fevereiro, e que marca também os 92 anos do voto feminino no Brasil.

“A diplomação dos deputados e deputadas eleitos para o Parlamento do Futuro e a comemoração dos 92 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino nos lembram da importância da participação ativa de todas, na vida política e do papel essencial das mulheres na consolidação e no aprimoramento da democracia. Que esses eventos inspirem não apenas os jovens parlamentares do futuro, mas também toda a sociedade a se engajar na construção de um país mais justo e igualitário e democrático para todas as pessoas”.

 

 

Com informações da Alepi e Seduc

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais