Cidadeverde.com

Golpistas se passam por faccionados para extorquir vítimas através de ligações

Imprimir

Foto: Freepik 

Criminosos estão se passando por membros de organizações criminosas para extorquir vítimas por meio de ligações. Em um dos casos, uma vítima, que preferiu não se identificar, contou que o golpista disse que conhecia o nome de sua família e fez ameaças.

“Eu recebi a chamada de voz e fui atender. Aí o cara já foi ameaçando, dizendo que era da facção tal, falou meu nome, o nome da minha família, ameaçou matar eu e minha mãe. Aí eu fiquei bastante assustado na hora e desliguei a ligação”, contou a vítima.

O golpista, depois de ter ameaçado e tentado intimidar a vítima, logo pediu uma quantia em dinheiro. Após a ligação ser finalizada, o homem registrou um boletim de ocorrência na polícia.

O delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), explicou como esses criminosos agem.

“O criminoso tenta atingir o gatilho emocional da vítima, ou seja, ele tenta entrar na cabeça da vítima fazendo com que ela acredite que deve algo para qualquer tipo de facção criminosa que ele revela. Ou ele diz que a vítima é um informante da polícia, ou que se relacionou com alguma mulher ou homem vinculado à facção criminosa e a partir daí começa a exigir, extorquir da vítima valores para que possa ser deixada de lado”, disse.

Humberto Mácola fez ainda algumas recomendações para que as pessoas evitem cair nesse tipo de golpe.

“Se você não tiver nenhum vínculo com facção, a recomendação é que você simplesmente descarte aquela abordagem, bloqueie aquele contato, não interaja com o criminoso, com o interlocutor que está do outro lado tentando ludibriar você e, claro, sempre registre boletim de ocorrência, buscando a DRCI”, finalizou.

Para denunciar crimes cibernéticos, a DRCI também disponibiliza o número (86) 98848-8775.

Da Redação (Com informações Idria Portela - TV Cidade Verde) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais