Cidadeverde.com

Tráfico de drogas era comandado por duas famílias que agiam no Piauí, no Mato Groso e em São Paulo

Imprimir
  • op_1.jpg Ascom/SSP-PI
  • op_2.jpg Ascom/SSP-PI
  • op3.jpg Ascom/SSP-PI
  • op_4.jpg Ascom/SSP-PI
  • op_5.jpg Ascom/SSP-PI

Por Adriana Magalhães 

O esquema de compra e distribuição de droga investigado pela Operação "Draco 96 - Rota Caipira" envolvia o trabalho de duas famílias que atuavam no Mato Grosso, São Paulo e Piauí. 

Na manhã desta terça-feira (27), a polícia deu início a operação para cumpri 18 mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra investigados por organização criminosa e lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

No Piauí e em São Paulo, o esquema era liderado por Laércio Batista, que é natural de Campo Maior, e sua esposa. Laércio foi preso no dia cinco de outubro de 2023 em São Paulo, o mandado foi cumprido no sistema prisional. A esposa do investigado foi presa hoje na mesma cidade. Já no Mato Groso do Sul, a polícia aponta que um pai e seus dois filhos participavam do esquema. No Piauí, pessoas ligadas a Laércio estão envolvidas no esquema criminoso. 

O núcleo do Mato Grosso era o operador financeiro do tráfico. A droga era enviada a São Paulo e de lá destribuída para estados do Nordeste, como o Piauí. 

Na Rota Caipira, a droga entre no Brasil por estados da região Centro-Oeste e sobe para o Sudeste do país, de onde é enviada para a Europa, por meio do Porto de Santos, e para o Nordeste do país, onde é consumida ou enviada para a Europa, pelos portos nordestinos.

"O esquema era comandado por grupos familiares. No Mato Grosso do Sul, um pai, um filho e uma filha gerenciavam o núcleo financeiro da organização. Laércio é natural de Campo Maior, mas desde que fugiu do Piauí comandava o núcleo de Campo Maior a partir de lá. Hoje a esposa dele foi presa e ela tem uma participação muito importante na organização, com ela apreendemos muito material que vai ajudar nessa e em outras operações", disse o delegado Anchieta Nery, da Polícia Civil do Piauí. 

Para a polícia, as prisões de hoje encerram a investigação, mas não está descartada a realização de novas investigações a partir das informações apreendidas agora. 

"Essa investigação está encerrada. Estamos desde outubro debruçados sobre os dados aprendidos com Laércio", disse o delegado Charles Pessoa, do Draco. 

"O final dessa investigação não isenta as pessoas que atuam no tráfico de drogas em Campo Maior. Se houver mais informações no material coletado hoje faremos novas prisões e operações", finalizou Anchieta Nery.

Dos 18 mandados de prisão expedidos para a operação, 15 foram cumpridos. Dois alvos do Piauí estão foragidos. Um alvo morreu na semana passada, na cidade de Campo Maior, em confronto com a polícia.

De acordo com a polícia, os mandados judiciais foram realizados nos seguintes municípios:

Campo Maior: 6 mandados;
Teresina: 2 mandados;
Altos: 1 mandado;
Coivaras: 1 mandado;
Piripiri: 1 mandado;
Corumbá (MS): 3 mandados;
Carapicuíba (SP): 2 mandados;
Osasco (SP): 1 mandado;
1 no sistema penitenciário do Estado de São Paulo. 

A investigação foi conduzida pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) e realizada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e Polícia Civil do Piauí.  As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais