Cidadeverde.com

Piauí deve registrar mais temporais e chuvas com mais de 100 mm; veja previsão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Alguns municípios do Piauí estão registrando mais de 100 mm de chuva e a previsão é que continue assim nos próximos dias, com mais precipitações intensas no estado, localizadas principalmente no Centro-Norte e no Norte.

Segundo o climatologista Werton Costa, na terça-feira (27) cidades do litoral como Ilha Grande e Cajueiro da Praia, registraram respectivamente 129 mm e 96 mm.

“Os últimos registros pluviométricos tanto do Inmet, quanto do Cemadem mostram que municípios da planície litorânea ficaram acima dos 100 mm de acumulado. O caso de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A cidade de Parnaíba, com as suas estações pluviométricas do Cemadem e meteorológicas do Inmet, ficaram acima dos 50 mm. Na região do Vale do Longá, ali no território dos carnaubais e cocais, nós percebemos volumes acima dos 50 mm. Principalmente com destaque para Esperantina, Batalha e a cidade de Barras. Também na Grande Teresina, observamos uma constância dessa chuva, inclusive com certo grau de transtorno”, afirmou.

Werton explicou que o período chuvoso no estado do Piauí foi marcado por profunda irregularidade, mas com o enfraquecimento do fenômeno El ñino, existe a possibilidade de temporais com grandes volumes chuvosos, que vão impactar principalmente o Norte e Centro-Norte.

“A previsão meteorológica do Inmet ressalta que as chuvas irão continuar. Pelo menos nós temos mais uma quinzena de alta probabilidade de temporais. Concentrando chuva na faixa Norte e Centro-Norte. Daí a máxima atenção de toda a rede de proteção e Defesa Civil, dos municípios, da sociedade, dos gestores públicos para o gradiente de risco, para as condições de perigo, principalmente nas estradas, nas áreas de banho, barragens, açudes, cachoeiras, porque elas ganham bastante volume com o avanço desses temporais. E no princípio do autocuidado, que cada cidadão evite, por exemplo, trafegar pelas áreas de risco, tem a cautela redobrada na exposição em áreas abertas por causa dos vendavais e das descargas elétricas. Enfim, é momento de ter uma cautela, porque o período chuvoso, independente dos volumes, sempre tem um certo grau de transtorno”, informou.

Previsão até o dia 2 de março

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que municípios devem registrar mais de 100 mm de chuva.

“Essas chuvas ficarão mais concentradas no Centro e no Norte do estado do Piauí. As chuvas, com relação a quantidade, a gente vai poder observar acumulados de 24 horas que podem ultrapassar os 100 milímetros, como ocorrido hoje, dia 28. Tinha essa perspectiva de que nós teríamos a maior concentração das chuvas entre o dia 26 e 28, então se cumpriu, com acumulados aí que poderiam ultrapassar os 100 milímetros. Com relação aos outros municípios, principalmente da região Sudoeste e Sudeste, nós teremos aí chuvas com menores acumulados. Acumulados que dentro desse recorte poderão ficar por volta dos 50 milímetros”, disse Sara Cardoso, climatologista da Semarh.

Cidades com previsão de chuva nesta quarta-feira (28)

A previsão é de:

No Norte, têm-se céu com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, vento fraco/moderado e temperaturas máx. em torno de 33ºC e min. De 23ºC. Umidade abaixo dos 50% em vários municípios no período da tarde. 

Centro-norte, céu com muitas nuvens e chuvas e trovoadas isoladas, ventos fracos e temperatura máxima em torno de 31ºC e mínimas de 21ºC. Umidade por volta dos 50% em vários municípios. 

Sudoeste é céu com muitas nuvens e chuvas isoladas, vento fraco, temperaturas máximas em torno de 33ºC com mínimas que podem chegar a 21ºC. Umidade relativa por volta dos 60% em alguns municípios. 

Para sudeste ventos fracos, céu com muitas nuvens e chuvas isoladas e temperaturas máximas em torno de 32ºC e mínimas em torno de 20ºC. Umidade relativa do ar abaixo dos 50% em alguns municípios.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais