Cidadeverde.com

Palmeiras joga o suficiente, bate a Portuguesa e assume a liderança do Paulista

Imprimir

Em jogo atrasado da quinta rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras não teve muita inspiração, mas contou mais uma vez com o oportunismo de Flaco López para vencer a Portuguesa no Canindé por 2 a 0, nesta quarta-feira (28), assumindo a primeira colocação geral da competição.

As defesas levaram a melhor no primeiro tempo. O Palmeiras controlou a bola e marcou no campo de ataque, enquanto a Portuguesa apostou nos contra-ataques. 

As melhores chances dos dois lados foram em bolas paradas: a Lusa quase marcou após falha de Weverton -que se redimiu a tempo no lance; o Alviverde assustou em cobrança de muito longe de Raphael Veiga, que Thomazella espalmou.

Uma expulsão mudou o cenário no segundo tempo. O jogo continuou em ritmo lento nos primeiros minutos da etapa final, até que Victor Andrade foi expulso, aos 18min.

O Palmeiras aproveitou a vantagem numérica e, explorando mais as pontas, chegou ao gol com Flaco López, artilheiro do Paulistão ao lado de Dellatorre, do Mirassol, com sete gols. 

No fim, ainda deu tempo de Gabriel Menino fazer um golaço para dar números finais à partida.

Já classificado às quartas de final, o Palmeiras foi a 24 pontos e assumiu a liderança geral do Paulistão. De quebra, os comandados de Abel Ferreira garantiram o mando de campo nas oitavas de final, já que não podem mais ser alcançados pela Ponte Preta, vice-líder do Grupo B com 16 pontos.

A Portuguesa também luta por um lugar na segunda fase, mas sem se esquecer de olhar para baixo.

A Lusa está com sete pontos e é a segunda colocada do Grupo A, o mesmo do Santos. O clube também tem apenas um ponto a mais que o Ituano, primeiro na zona de rebaixamento.

O Palmeiras tem um clássico com o São Paulo pela frente. As equipes se enfrentam no próximo domingo (3), às 20h (de Brasília), no MorumBis.

A Portuguesa volta a campo contra o Mirassol. Novamente no Canindé, a Lusa recebe a equipe do interior no próximo sábado (2), às 18h30.

O JOGO

Propostas defensivas diferentes funcionaram no início do jogo. Enquanto o Palmeiras pressionava no campo de ataque e recuperava a bola rápido, a Lusa estava bem posicionada, com uma linha de cinco que se movimentava muito para evitar jogadas mais perigosas.

Apesar de ter mais de 70% da posse de bola nos 20 minutos iniciais, o Palmeiras só assustou mesmo com um chute de longe de Endrick. O lance de mais perigo nos primeiros minutos foi da Portuguesa, em uma escapada de Maceió, que contou com boa intervenção de Weverton.

Portuguesa quase abriu o placar em falha de Weverton. Aos 25 minutos, o goleiro do Palmeiras se atrapalhou ao tentar cortar um cruzamento fechado de Eduardo Diniz. A bola chegou muito perto de cruzar a linha, mas o arqueiro conseguiu se recuperar a tempo.

Palmeiras só criou a primeira chance aos 36 minutos. O time alviverde não conseguiu criar boas jogadas ofensivas e só ameaçou em uma cobrança de falta de Raphael Veiga, bem defendida por Thomazella. 

Os setores defensivos continuaram levando vantagem na reta final do primeiro tempo, que terminou zerado, com Giovanni Augusto reclamando de um pênalti nos acréscimos.

SEGUNDO TEMPO

O cenário da partida não mudou no início do segundo tempo até a expulsão de Victor Andrade. As duas equipes continuaram com dificuldades para criar chances, em um duelo equilibrado pelas boas atuações defensivas. O jogo mudou aos 18 minutos, quando Victor Andrade foi expulso.

O Palmeiras não demorou para aproveitar a vantagem numérica. Três minutos depois do cartão vermelho, a equipe alviverde chegou ao gol com Flaco López, que aproveitou desvio de Caio Paulista no meio da área após cruzamento de Marcos Rocha para abrir o placar.

Perigo pelas laterais. Depois do gol, o Palmeiras passou a explorar mais as jogadas de linha de fundo, chegando com perigo mais vezes.

No fim da partida, Richard Ríos enganou a defesa e, perto da linha de fundo, escolheu passar de calcanhar para a chegada de Gabriel Menino, que soltou uma bomba para marcar o segundo e fechar o placar.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais