Cidadeverde.com

Piauí: 23 bebês nascidos em fevereiro só farão aniversário em 2028

Imprimir

Foto: divulgação NMDER

Bebês nascidos em 29 de fevereiro de 2024 só farão aniversário em 2028, levando em consideração o calendário oficial, uma vez que, este ano é bissexto. Na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), em Teresina, a maior maternidade pública do país, foram registrados 23 nascimentos. 

O pequeno Joaquim Fontineli é um desses bebês. Ele nasceu às 9h08 do dia 29 de fevereiro, medindo 49 centímetros e pesando 2,6 kg. Os pais, Maria de Jesus Pereira e Josimar de Andrade, estavam na expectativa do filho nascer no dia 27, que é o dia do aniversário do avô paterno de Joaquim, mas passada a data, eles já imaginavam que pudesse nascer no dia 29 de fevereiro (ano bissexto). 

Foto: divulgação NMDER

"É algo muito diferente nascer no ano bissexto. Eu acho que quando o meu filho tiver adulto, além de ser uma coisa diferente, ele vai tirar onda, como os jovens de hoje dizem, porque não é qualquer um que nasce no dia 29 de fevereiro. Ele vai ter duas datas para fazer o seu aniversário, mas a oficial é em quatro anos, que é da hora. E eu tô feliz, nós estamos felizes”, comentou Josimar de Andrade Amorim, pai do Joaquim. 

Do total de crianças que nasceram na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa no dia 29 de fevereiro de 2024, 16 foram cesáreas e sete partos naturais. 

"A equipe da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) comemorou o nascimento dos 23 bebês, um evento raro que acontece a cada quatro anos. Estamos com três meses de total funcionamento e em todos os dias, incluindo este especial, estamos dedicados a proporcionar a melhor experiência possível para nossas pacientes, garantindo segurança e cuidado em todos os momentos", afirmou Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER.

ANO BISSEXTO

De quatro em quatro anos, ocorre um ano bissexto, com fevereiro tendo 29 dias. Isso acontece para ajustar o ano civil no calendário gregoriano ao ano solar, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol de aproximadamente 365 dias e seis horas. 

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais