Cidadeverde.com

Programa Empreender Sustentável vai qualificar 540 inscritos no Cadastro Único no Piauí

Imprimir

Fotos: Roberta Aline / MDS

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, lançou neste sábado (02) o “Programa Empreender Sustentável” desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) do Piauí e a Aliança de Pastores de Teresina. O lançamento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Cabral, zona Norte de Teresina.

A parceria possibilitará a qualificação profissional de 540 pessoas até o fim de 2024, por meio de cursos de qualificação gratuitos e de curta duração. A ideia é capacitar e inspirar o cidadão, proporcionando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, conhecimentos práticos e ferramentas necessárias para criar e desenvolver negócios de impacto social.

De acordo com o ministro Wellington Dias, o objetivo é promover a inclusão social por meio da geração de emprego e renda, proporcionando mais cidadania para as famílias e, ao mesmo tempo, impulsionando o desenvolvimento local.  

“Queremos garantir vários caminhos, o do emprego e o do empreendedorismo. Queremos fomentar uma cultura empreendedora voltada para a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. A meta é contribuir para que um número maior de piauienses possam ter uma profissionalização, ter uma renda, enfim, uma vida melhor, com mais dignidade”, afirmou o ministro, que acrescentou ainda que pretende firmar parcerias semelhantes com Institutos Federais de todos os Estados do Brasil.

Dias explicou que esses projetos têm um olhar para a redução da desigualdade social, uma vez que a capacitação das pessoas proporciona uma melhoria nas perspectivas de carreiras profissionais, pois aumenta o rendimento da família e ajuda a reduzir a desigualdade de renda. “Cuidar de quem mais precisa é provavelmente a melhor política econômica”, completou.

Segundo o titular do MDS, o objetivo do presidente Lula é chegar até a camada da população que mais precisa das políticas sociais. “É preciso uma grande busca ativa para saber onde é que estão as pessoas que precisam de apoio. Dar a mão e, de forma técnica, de forma competente, oferecer a ajuda necessária para que possamos ter os melhores resultados”, concluiu.

O Programa Empreender Sustentável do IFPI contempla o projeto Cresça e Avança e o projeto Empreenda Social,  voltados para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), especialmente as famílias beneficiárias do Bolsa Família dos municípios piauienses de União, José de Freitas e Teresina.

Superação da pobreza

O Secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luís Carlos Everton, ressaltou o papel transformador da qualificação profissional na vida dessas famílias. Segundo ele, a parceria pode proporcionar a emancipação e autonomia das pessoas. “Essa parceria pode representar uma ponte para sair da pobreza e alcançar uma vida digna e sustentável, é um caminho para romper com o ciclo de desigualdade, abrindo portas para novas oportunidades a quem mais precisa”, apontou.

Ele explicou que foram selecionados 360 alunos via parceria com a SASC/PI e 180 alunos via parceria com a Aliança dos Pastores. No total, o investimento será de quase R$ 1,2 milhão e os alunos receberão todo o material escolar necessário para os cursos, os uniformes, a alimentação e o vale transporte para participar da qualificação.

“A qualificação profissional não é apenas melhorar as perspectivas de emprego e renda, mas também fortalecer a autoestima e a confiança das pessoas. Ela permite que possam enfrentar desafios da vida. Por isso, devemos garantir o acesso igualitário a oportunidades de capacitação e de qualificação profissional”, destacou Luís Carlos.

Para Regina Sousa, titular da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC), a parceria abrange a qualificação e a preparação para o oferecimento de uma mão de obra de qualidade, que também pode trilhar o caminho do empreendedorismo. “Esse é um projeto do MDS, IFPI e Governo do Piauí que vai permitir a qualificação profissional para a geração de renda para essas pessoas”, afirmou.

Igualdade de oportunidades

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, ressaltou a importância da parceria para o IFPI. “O impacto social do IFPI na vida das pessoas acontece pelo ensino público de qualidade e inclusivo, pela pesquisa e extensão. Através de soluções criativas, trabalhamos para promover a igualdade de oportunidades. É a força da educação na vida das pessoas”, explicou. 

Dentre os cursos oferecidas pelo projeto estão o de Produção de Alimentos, Hospitalidade e Lazer, Controle e Processos industriais e Infraestrutura.

“Quando é que eu teria a possibilidade de participar de um curso como esse?”, observou Francisca Regiane Ferreira, 32 anos, da cidade de União. Casada e mãe de uma menina, Francisca vai frequentar o curso de panificação e faz planos para, no futuro, poder abrir a sua própria confeitaria. “Foi uma grande oportunidade poder fazer o curso, pois nem todo mundo pode estar pagando por uma formação dessas. Não pensei nem duas vezes: já corri atrás para garantir minha vaga. É uma área que tem muita demanda e esse curso vai trazer a oportunidade de ter o meu próprio negócio”, afirmou.

Matriculada no curso de salgadeira, Lemária Santos Lima também planeja um futuro melhor para ela e a família. Natural de União, mãe de uma menina, ela pretende montar uma mini fábrica de salgados em casa. Maria da Conceição Miranda é moradora do bairro Aeroporto, zona norte de Teresina, tem 52 anos, é mãe de dois filhos e está inscrita no curso de Confeitaria. Ela explica que está desempregada e o curso é uma boa oportunidade para se profissionalizar e valorizar mais seu trabalho. “Eu já faço bolos, mas não sei confeitar. Quero ser profissional nessa área para vender e ter renda”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais