Cidadeverde.com

Professores da rede pública de ensino de Teresina iniciam greve por tempo indeterminado

Imprimir
  • Greve_Semec_Teresina_(5)x.jpg Ascom / Sindserm
  • Greve_Semec_Teresina_(1)x.jpg Ascom / Sindserm
  • Greve_Semec_Teresina_(2)x.jpg Ascom / Sindserm
  • Greve_Semec_Teresina_(3)x.jpg Ascom / Sindserm
  • Greve_Semec_Teresina_(4)x.jpg Ascom / Sindserm

Por Adriana Magalhães

Os professores da rede municipal de Teresina iniciaram greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (04). A greve foi deliberada na assembleia realizada pelos servidores no dia 29 de fevereiro.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC e aguarda uma posição sobre a greve anunciada hoje. 

Os servidores cobram o cumprimento do acórdão nº 219/2023 assinado entre a Prefeitura Municipal de Teresina e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que prevê o pagamento reajuste de 17,23% no piso nacional da educação para os servidores da educação, referente ao ano de 2022.

"O TCE já decidiu pelo descumprimento do acordão, já que o prefeito e o secretário de Educação não pagaram o reajuste. Eles tiveram 90 dias e não realizaram o pagamento e nem deram satisfação ao tribunal", explicou.

O reajuste é referente ao aumento do piso nacional da educação, dos anos de 2022 e 2023, que segundo o sindicato não foi reajustado corretamente pelo município.

"Estamos com uma perda grande de 17,23% referente a 2022; e de 17,18% em 2023; esse ano ele deu um reajuste de 5%, que não sei de onde ele tirou, e nem respondeu nossas comunicações", lamenta.

Nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) os servidores da educação realizaram manifestação na porta da Câmara Municipal de Teresina.

"Vamos lá buscar o apoio dos vereadores para o movimento", explica Sinésio, Soares, coordenador geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm). 

Na quarta-feira (06), os grevistas realizam assembleia para avaliar o movimento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais