Cidadeverde.com

Professores da Uespi encerram greve, após acordo de reajuste e garantia de devolução de salários cortados

Imprimir

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

Por Yala Sena 

Em assembleia geral, os professores da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (5) após conseguirem acordo de reajuste salarial de 16,92% dividido em três anos.

Após reunião no Tribunal de Justiça, ficou acordado o reajuste, a devolução em 10 dias dos salários cortados e a retirada da PL (Projeto de Lei) que altera a carga horária dos professores que havia sido proposta pelo governo sem discussão prévia com a categoria.  

Professora Rosangela Assunção, do comando de greve, disse que uma das vitórias é a ampliação das bolsas para alunos cotistas em graduação e pós graduação e o aumento das bolsas de alimentação para os estudantes.

A Uespi tem cerca de 12 mil estudantes e 914 professores. Outra garantia do moviemtno grevista foi que o governo vai pagar os 45 dias de férias que é um direito do professor. 

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

A professora Lucineide Barros destacou que a luta não é crime, é direito. Ela informou que a greve foi vitoriosa pela unidade entre alunos e professores e conseguiram incluir pautas estudantis.

O Sindicato dos Docentes da Uespi garantiu que será aprovado um calendário de reposição das aulas e que hoje a tarde haverá reunião com o Secretário Estadual de Administração, Samuel Nascimento. 

“O auxílio alimentação foi colocado na mesa de negociação, o governo foi intransigente, mas vamos continuar negociando. A nossa compreensão é que a proposta salarial do governo ficou muito a desejar, mas tivemos 12 itens negociados e a categoria resolveu finalizar a greve e continuar a luta, considerando os diversos desafios que estão colocados”, afirmou Lucineide Barros.

Veja também:

Em nota a assessoria da Uespi informou que com o fim da greve, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) irá trabalhar em cima do calendário de reposição, que já ficou acordado ainda na reunião entre o Governo, Universidade, Adcesp e o desembargador Agrimar. Esse trabalho será feito conjuntamente com a Comissão de Calendário formada por discentes, docentes e membros da Adcesp.

Os professores que participaram da assembleia avaliam que a greve foi vitoriosa, uma das maiores paralisações e contou com o envolvimento de todos os níveis. 

“Agora é começar outra batalha para a definição de um Projeto de Lei que beneficie os professores. Saímos da greve fortalecidos”, disse Lucineide.

O professor Daniel Solon avalia que a greve mostrou a força política da categoria e que ajudou na aproximação com os professores e estudantes.  

“Essa greve foi uma luta de classe, uma luta feroz buscando benefícios para a própria Uespi, para os professores, para os estudantes, lutando contra um governo truculento”, disse Daniel Solon. 


Veja itens acordados: 

Reajuste de 5,35% (2024/2025/2026);
?Devolução dos salários cortados em 10 dias;
?Retirada das faltas; 
?Retirada do Projeto de Lei (PL que altera a carga horária dos professores) e a reitoria terá que discutir nova proposta com os professores no prazo de 90 dias;
?Equiparação salarial do piso do professor auxiliar I 40h ao piso da educação básica (R$ 4630,00)
?Estudo sobre o espelhamento para as outras classes em até 180 dias
?Lei de acesso à classe de Prof. Auxiliar (Memorial / Tese)
?Bolsas de Pesquisa para Docentes 
?Aumento do número de bolsas para discentes (graduação e pós-graduação) 
?Governo irá mediar sobre o endividamento dos professores 
?Regular a tramitação do auxílio permanência 
?Equipamentos tecnológicos - 2024
Pagamento dos 45 dias de férias

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais