Cidadeverde.com

Presidente do PSDB diz que 'não sabia' de pré-candidatura de JVC e defende nome próprio do partido

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo

O presidente do Diretório Nacional do PSDB, Marconi Perillo, cumpriu agenda em Teresina na tarde desta segunda-feira (11). Em entrevista coletiva, reiterou que defende uma pré-candidatura própria do partido à prefeitura de Teresina. Ele disse que "não sabia" que o ex-senador João Vicente Claudino havia lançado o nome na disputa para o Palácio da Cidade. 

A declaração veio em uma resposta quando foi perguntado se soube da declaração de apoio do ex-deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do PSDB Luciano Nunes à pré-candidatura de Fábio Novo (PT). Ele disse que foi comunicado por Luciano e que alertou sobre o antagonismo que historicamente membros do PSDB têm em relação ao PT. 

“Fui comunicado pessoalmente pelo Luciano, conversamos sobre isso, com autoridades, e é uma realidade que a gente conversou. Ele não fez nada por conta dele. Ele sabe também que há uma oposição do PSDB histórica, um antagonismo com o PT, mas essas conversas que existiram, eu participei, e eu disse ao diretório municipal: Eu não sabia que havia interesse do PSDB em ter candidatura própria. Luciano me falou das dificuldades que teve para manter a pré-candidatura dele. E em havendo, é claro que todos nós vamos trabalhar para uma conversação sobre esse sentido", citou.

Perguntado se houve "falha de comunicação" por não saber da pré-candidatura, o presidente da sigla confirmou e atribuiu a questão ao fato de estar começando agora na presidência da sigla. Ele assumiu há três meses o Diretório Nacional.

"Não por culpa de ninguém, talvez por culpa minha mesmo. Eu tô chegando agora, tô conhecendo a realidade de cada estado, e é claro que nós vamos continuar dando autonomia aos diretórios estaduais, municipais, sempre recomendando harmonia, paz, convergência", mencionou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A entrevista aconteceu após uma reunião de Perillo com membros do Diretório Municipal do PSDB. Ele relatou que conversou com João Vicente Claudino, e que incentivou que haja um entendimento entre os diretórios Estadual e Municipal.

"O senador João Vicente Claudino, que foi meu colega no Senado, disse que é pré-candidato à prefeitura, e que ele e o presidente do Diretório Municipal vão conversar com o Diretório Estadual, falaram muito bem do Luciano, da direção estadual, é uma conversa harmoniosa (...) Eu disse, é um assunto que vocês que tem que entregar internamente, eu venho aqui pra por fogo, pra estimular, pra dar energia, e vocês precisam tratar desse assunto localmente", relatou.

O dirigente partidário disse que o impasse entre os diretórios estadual e municipal reside em uma discussão entre o apoio a duas candidaturas polarizadas - se referindo a Fábio Novo (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil). A divisão reside na proximidade que o Diretório Estadual tucano tem tido da pré-candidatura de Novo, enquanto a sigla municipal tem maior afinidade com Sílvio. Segundo ele, com a candidatura própria do PSDB, o problema estaria dirimido.

“Há no estatuto do PSDB uma cláusula que diz que havendo conflito em qualquer estado brasileiro nas eleições em cidades com mais de 200 mil eleitores, cabe à executiva nacional. E o Luciano é da executiva nacional, já foi deputado, tem uma história bonita, e eu tenho visto que o ideal é ter candidato a prefeito da capital. (...) Não vejo da parte do municipal, do estadual, essa divergência. Há na verdade uma discussão em torno de duas candidaturas polarizadas, nesse contexto que entrou o diretório estadual. A medida em que o municipal deseja ter uma candidatura própria, consistente, isso vem ao encontro do que o diretório estadual pensa e do que eu penso, enquanto diretório nacional”, citou. 

Visita a túmulo de Firmino Filho 

Marconi Perillo fez uma visita, no início da tarde desta segunda-feira (11), ao túmulo do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, morto em 2021. 

Foto: Reprodução

Em um registro compartilhado nas redes sociais, Perillo deposita flores na lápide onde está enterrado o ex-prefeito que geriu a cidade por quatro mandatos.

O presidente do diretório nacional do partido também fez visitas a duas obras construídas nas gestões tucanas na capital do Piauí: a ponte Anselmo Dias, que liga as zonas Sul e Sudeste de Teresina, e o parque Matias Matos, localizado no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: