Cidadeverde.com

Mutirões de combate a dengue serão realizados em bairros de Picos

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com/picos

Paula Monize

Na manhã desta terça-feira (12) o Comitê de Enfrentamento as Arboviroses, em Picos, se reuniu para discutir ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Durante o encontro, foi acordada a realização de mutirões em bairros com maior incidência de casos de arboviroses em anos anteriores. 

Segundo dados da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiólogica, Picos não possui casos confirmados de arboviroses. Até o momento, amostras suspeitas para dengue foram analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e apresentaram resultado negativo.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, destacou que as ações serão executadas, inicialmente, nos bairros Parque de Exposição, Morada do Sol, Paroquial e Morrinhos.

"Hoje reunimos o comitê de arboviroses, formado por vários membros das secretarias do município, focando em ações preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nosso objetivo é criar ações de prevenção para que Picos não seja acometido pela realidade que está acontecendo em outros Estados, de epidemia da dengue. Essas ações serão executadas em quatro bairros prioritários, Parque de Exposição, Morada do Sol, Paroquial, Morrinhos. Serão ações educativas, envolvendo as escolas municipais, além disso, estaremos visitando esses locais, vendo a questão do lixo e fazendo o trabalho de orientação da população", disse o coordenador.

O coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, explicou que diariamente 42 agentes de endemias estão visitando domicílios e imóveis prediais no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

"Nosso trabalho é rotineiro, diariamente nossos agentes estão nas ruas, buscando localizar focos do mosquito. Uma vez encontrado o foco, eles atuam no combate para evitar a proliferação do mosquito. Temos 42 agentes e 04 supervisores e nesse período chuvoso, os trabalhos serão intensificados", pontuou Agenor Martins.

A coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Kalinna Rodrigues, explicou que os profissionais de saúde estão sendo orientados sobre o combate as arboviroses. As Unidades Básicas de Saúde serão a porta de entrada para pessoas com sintomas caractéristicos da dengue.

"Temos 36 equipes de Saúde da Família e os profissionais estão sendo orientados a atuarem diante do surgimento de casos de arboviroses. Pacientes com sitomas característicos devem procurar as UBS's e, em caso, de necessidade serão coletadas amostras pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica", frisou Kalinna Rodrigues.

Um cronograma de ações e data para realização dos mutirões ainda está sendo organizado pelo comitê.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais