Cidadeverde.com

Prefeitura vai usar veículo com câmera para fiscalizar e multar quem descarta lixo na rua

Imprimir
  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

A Prefeitura de Teresina vai usar uma viatura móvel equipada com uma câmera e câmeras fixadas em pelo menos nove pontos para fiscalizar o descarte irregular de lixo na capital. As imagens registradas serão usadas para a prestação de um Boletim de Ocorrência (B.O) por crime ambiental. Na manhã desta terça-feira (12) foi feita a inauguração da Central de Monitoramento com a presença do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Teresina (Semduh), James Guerra, explicou que o programa conta com uma parceria com a Policia Civil e com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM-PI). 

“Nós vamos ter o apoio da Polícia Civil na medida que a gente vai apresentar relatórios, fazer boletim de ocorrência e pedir abertura de inquérito policial contra aqueles que estão praticando crime ambiental, que é o descarte irregular de lixo, e também um batalhão de Polícia Ambiental, que vai acompanhar também a equipe de fiscalização, de maneira que a gente haja de forma mais enérgica multando, mas também responsabilizando criminalmente aquelas pessoas que praticam crime ambiental”, frisou o gestor. 

Dr. Pessoa pontuou que, além do sistema de monitoramento da Semduh, quer usar também as câmeras da Central de Monitoramento da Superintendência de Trânsito para fiscalizar o descarte de lixo na cidade. Para ele, a ação será um reforço importante no combate ao lixo. 

“Aqui eu espero que esse monitoramento que irá ser feito a partir de hoje ou de amanhã nos lugares que a prefeitura pode ter sua parcela de culpa. Mas, poxa, jogar lixo no meio da rua, limpa hoje, amanhã já está de novo. Eu peço ao povo de Teresina essa ajuda a administrar, porque tem quatro tipos de doença que poderá acontecer através da picada do mosquito da dengue, do mosquito da dengue”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais