Cidadeverde.com

Bicho dá "close" em lente de câmera na Serra da Capivara; câmeras flagram cenas curiosas

Imprimir

 

 

Por Graciane Araújo, com informações Parna

Com uso da tecnologia, onças, veado, cotia e um lobo foram flagrados em cenas curiosas do dia a dia no Parque Nacional (Parna) Serra da Capivara, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Em uma das imagens, um dos animais resolve até dá um "close", bem próximo da lente. 

As imagens foram capturadas por meio de câmeras trap capazes de capturar imagens e dados precisos da fauna em seu habitat natural, com o mínimo de interferência humana possível. Os equipamentos são programados para tirar fotos ou gravar vídeos quando um animal passa pela frente da lente.

As imagens capturadas pelas câmeras trap no Parna, uma parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap).

BICHOS NO PARQUE

O Parque Nacional da Serra da Capivara está situado no bioma da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro que, ao contrário do que muitos pensam, apresenta uma rica biodiversidade.

A fauna do Parna é composta por 236 espécies de aves, 19 de lagartos, 17 serpentes, 17 de jias e sapos e 56 espécies de mamíferos (24 de morcegos). Entre essas, são exemplos de espécies consideradas endêmicas da região, o Crypturellus noctivagus (zabelê) e a Tropidurus helenae (lagartixa-da-serra). 

Já entre as espécies ameaçadas de extinção, destacam-se o Spinus yarrellii (pintassilgo-do-nordeste), Tolypeutes tricinctus (tatu-bola), Panthera onca (onça pintada), Leopardus tigrinus (Gato-do-mato), Leopardus pardalis mitis (Gato- maracajá), Puma concolor (onça-parda), Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira), Penelope jacucaca (jacu), Sporagra yarrellii (pintassilgo-do-nordeste), Sporophila maximiliani (bicudo-verdadeiro) Xiphocolaptes falcirostris (arapaçu-do-nordeste)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais