Cidadeverde.com

Dia do Artesão é comemorado com programação especial nos dias 19 e 20 de março

Imprimir

Foto: Ccom

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), vai realizar uma programação especial em alusão ao Dia do Artesão. As atividades serão realizadas na Central de Artesanato Mestre Dezinho. 

A programação inicia no dia 19 de março, às 9h, com a celebração de uma missa em homenagem ao Dia do Artesão. Além disso, serão oferecidos o serviço de cadastro e emissão da Carteira Nacional e a prestação de serviços de saúde. No dia 20 de março, às 9h30min, haverá uma solenidade com a entrega de Menção Honrosa, bingo com premiações, além de atrações musicais e artísticas.

De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a realização de uma programação especial faz parte da política de incentivo à produção artesanal desenvolvida pelo Governo do Estado, além de ser um momento de integração com os artesãos.

“Reconhecemos o papel e a importância dos artesãos na preservação da cultura e da identidade piauiense. Na Sudarpi buscamos administrar as políticas e ações em apoio ao desenvolvimento da atividade artesanal no Piauí. Neste mês de março, em especial, quando celebramos os artesãos, desenvolvemos projetos de valorização, de incentivo e de reconhecimento desses profissionais para o nosso estado. Assim, vamos continuar nossa programação nos dias 19 e 20, com mais ações de integração com os artesãos”, finaliza.  


Dia do Artesão

O Dia do artesão é comemorado em 19 de março por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos. Segundo os dados da Sudarpi, no Piauí existem 5.943 artesãos cadastrados nas mais diversas tipologias do artesanato. 

Confira a programação

Dia 19/03/2024

9h - Celebração da Missa em alusão ao Dia do Artesão

10h - Cadastro e emissão da Carteira Nacional de Artesão; 
          Prestação de serviços de saúde. 

Dia 20/03/2024

9h30 - Abertura Solene;
9h40 - Entrega de Menções Honrosas para os artesãos;
10h - Apresentação da Banda da Polícia Militar;
10h20 - Apresentação da Escola de Música Possidônio Queiroz;
10h40 - Bingo. 

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais