Cidadeverde.com

Primeiro caso de dengue é registrado em Picos

Imprimir

                                                                                                                                                                                                            Foto: Ministério da Saúde

Nesta segunda-feira (18), foi confirmado o primeiro caso de dengue no município de Picos. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de 8 casos notificados, 1 foi positivo, 5 foram descartados, e 2 ainda seguem em investigação. 

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, em razão do aparecimento de casos confirmados de arboviroses, mutirões serão realizados em bairros da cidade. 

“Foi elencado a realização de quatro mutirões para chamar a atenção da população das medidas preventivas de combate ao mosquito. A princípio, a ação acontecerá nos bairros de maior vulnerabilidade, como Paroquial, Parque Exposição, Morada do Sol e Morrinhos.Dependendo da situação vamos levar essas ações para outros bairros”, disse o coordenador.

Robsoncley Viana destaca ainda que ações preventivas serão articuladas nas escolas das redes estadual e municipal.

Reprodução do mosquito e sintomas da dengue

Entre os fatores que favorecem a reprodução do mosquito (focos), destacam-se as condições climáticas, como as altas temperaturas e chuvas abundantes, além do acúmulo de recipientes descartados e a falta de saneamento básico. 

Seguindo essas condições, objetos como pneus, calhas, caixa d'água descobertas, ou qualquer outro que possa manter água parada, tornam-se criadouros ideais para os mosquitos, aumentando o risco de transmissão da doença. Portanto, estes recipientes devem permanecer limpos e fechados.

Diante deste contexto, é importante que a população esteja em alerta aos sintomas e busquem medidas preventivas eficazes. Ao surgirem sinais como febre alta, dores musculares e dor de cabeça, recomenda-se a procura de assistência médica em busca de diagnóstico e tratamento adequado. 

Por Nikaelly Silva (estagiária)

Revisão Cidadeverde.com/picos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais