Cidadeverde.com

Com disputa inédita da Supercopa de fut7, The Liga começa sábado (23)

Imprimir

Fotos: Aldo Carvalho/FF7P

Por Neyla Monteiro e Caroline Oliveira

A temporada do fut7 finalmente terá seu pontapé inicial com a principal competição Estadual de fut7 do Nordeste: a The Liga 2024. Com nove equipes confirmadas, o torneio começa neste sábado (23) com quatro jogos (veja tabela abaixo).

O confronto mais importante acontece entre Espartanos e Bendito e vai decidir quem fica com a taça da Supercopa de fut7, título disputado entre o atual campeão da The Liga (Espartanos) e o atual campeão da Taça da Liga (Bendito) acontece pela primeira vez neste formato.  

Essa será a primeira vez que a disputa será realizada pela Federação de Futebol 7 do Piauí (FF7P). Parceiro da entidade, o Grupo Cidade Verde fará a cobertura da competição. 

Além dos dois clubes, o torneio conta com a participação de Império FC, Porto Parnarama, Reds, Sampaio Correia, Stella, The Reds e Resenha. 

A primeira fase será disputada em pontos corridos, onde os clubes se enfrentam em turno único, com uma equipe folgando a cada rodada. Todos os jogos da competição serão disputados no complexo De Resenha, bairro Tabuleta, zona sul de Teresina.  

Confira a primeira rodada completa:
                                                                     The Liga 2024
1º rodada – Complexo De Resenha

  • 16h – Império FC x Porto Parnarama
  • 17h20 – Reds x Sampaio Correia
  • 18h40 – Stella x The Red’s
  • 20h – Espartanos x Bendito

Assim como no ano passado, o Campeonato estadual de fut7 contará com três fases: classificatória, repescagem e eliminatória, antes de conhecer quem avança às semifinais e final do torneio. 

Além do título da The Liga, pelo segundo ano consecutivo a FF7P confirmou a realização da Taça da Liga, torneio paralelo, que será disputado pelos times eliminados na repescagem da competição principal. 

Entenda o formato da disputa

A primeira fase será disputada no sistema de pontos corridos, onde os participantes jogam entre si, em jogos de ida. As equipes confirmadas são: o atual bicampeão Espartanos, Bendito, Império, Porto, Reds, Resenha, Sampaio Correia, Stella e The Reds. 

Ao fim desta primeira fase, os quatro clubes que apresentarem o melhor índice técnico avançam automaticamente para segunda fase da competição.  Já as equipes que terminarem entre 5º e a 8º colocação irão se enfrentar em uma disputa de repescagem no sistema de mata- mata:

                                                                    Repescagem
                                                        5º colocado x 8º colocado
                                                        6º colocado x 7º colocado

Segunda Fase

Após os confrontos, os vencedores também avançam para segunda fase do torneio, em que os seis times classificados serão divididos em dois grupos onde os participantes jogam entre si:

                                                             
GRUPO A
1º colocado geral
4º colocado geral
Vencedor 1 da repescagem 

GRUPO B
2º colocado geral
3º colocado geral
Vencedor 2 da Repescagem

Classificam-se para as semifinais, os dois times de cada grupo que apresentarem o melhor índice técnico. Semifinal e final serão disputadas em partida única até que a competição conheça o seu novo campeão.

Taça da Liga – a disputa de um 2º troféu

Após o fim da segunda fase da The Liga, as equipes que não avançarem para as semifinais da competição, irão se juntar aos outros dois times eliminados na repescagem, para disputar um segundo título: a Taça da Liga. 

A disputa paralela acontece no sistema de mata-mata, com os clubes jogando semifinal e final, também realizados em partida única. Essa será a segunda edição da Taça da Liga que tem como atual campeão o Bendito FC. A equipe derrotou o Sampaio na final pelo placar de 6 a 1. 

Principal competição de fut7 do Piauí, a The Liga tem como atual campeão o Espartanos FC. Bicampeão (2019-2023) a equipe derrotou no ano passado o Resenha.  O título foi decidido na cobrança de pênaltis que terminou em 3 a 2.  

Datas da competição

Primeira Fase: 23/03 a 25/05
Repescagem: 01/06
Segunda Fase: 08 a 22/06
Semifinais: 29/06
Final: 06/07

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais