Cidadeverde.com

Florentino vai ao MEC pedir novos cursos para o IFPI de Parnaíba

Imprimir

Foto: Ascom deputado

Durante agenda em Brasília na última terça-feira (19), o deputado Florentino Neto (PT), reuniu-se com o secretário nacional de educação profissional e tecnológica, Getulio Ferreira, para discutir projetos para o Estado. Na reunião, a principal pauta foi a instalação dos Institutos Federais (IF) e a abertura de novos cursos na unidade de Parnaíba. 

O deputado solicitou que o  MEC avaliasse a possibilidade de implantar novos cursos no IFPI de Parnaíba voltados para as novas fontes de energia, novas tecnologias e profissões portuárias, sintonizados com a realidade do estado, que conta agora com o Complexo Porto Piauí, em Luís Correia, e o HUB de hidrogênio verde instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba.

De acordo com o parlamentar, a cidade passa por um momento muito importante de crescimento e deve receber investimentos na área portuária e na zona de processamento de exportação.  “ Expliquei da necessidade de termos cursos profissionais e tecnológicos integrados com essas propostas de desenvolvimento, profissionalizando mão de obra qualificada para atender a demanda futura”, destacou. 

 Na reunião, Florentino Neto também tratou sobre o cronograma de implantação das novas unidades do Instituto Federal em Esperantina, em Barras e em Altos.  “O Piauí é grande, tem uma juventude que precisa  que a gente aposte cada vez nela, com mais ensino profissional e tecnológico, por isso, eu defendo que mais unidades sejam instaladas em outros municípios do estado. Vamos trabalhar por isso”.

Os  IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. Todos os cursos ofertados são gratuitos.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais