Cidadeverde.com

Centro de Teresina perde mais de 20 mil moradores em 10 anos

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Um dado do IBGE divulgado nesta quinta (21) aponta que o Centro de Teresina perdeu mais de 20 mil moradores em uma década. De acordo com os estudos, o centro de Teresina tinha uma população de 118.923 habitantes em 2010, tendo passado para 95.857 habitantes, apresentando uma redução de sua população da ordem de 23.066 habitantes, o equivalente a uma diminuição de cerca de 19,4%. 

As demais regiões de Teresina apresentaram crescimento da população no período, com destaque para as zonas Sul e Leste (o IBGE registra as zonas como subsdistritos). Em 2022, o subdistrito que registrou a maior população em Teresina foi o Sul, com 195.228 habitantes, tendo registrado o maior crescimento populacional de 2010 a 2022, com 16,01%. O segundo subdistrito mais populoso de Teresina é o Leste, com uma população de 192.168 habitantes, tendo registrado também o segundo maior crescimento populacional no período, com 14,75%.

Os subdistritos de Teresina que apresentaram menor crescimento populacional de 2010 a 2022 foram o Norte e o Sudeste. Em 2022, o subdistrito Norte apresentou uma população de 189.523 habitantes, com crescimento da população no período de 2010 a 2022 da ordem de 6,02%. Já o subdistrito Sudeste apresentou uma população de 134.752 habitantes, com crescimento populacional de 0,47% no período.

Projetos de revitalização do Centro de Teresina 

Algumas iniciativas objetivam revitalizar o Centro de Teresina. Nesta quinta (29) um seminário que de iniciativa do Sebrae discutiu projetos para revitalizar o centro. Dentre os palestrantes, estava o ex-prefeito de Maringá, Paraná, Sílvio Barros, os pesquisadores Claubert Barreto (Brain Inteligencia Estratégica) e a professora Dr.ª Eloísa Ramos Ribeiro (UEL) dentre outros.

Foto: Francisco José / TV Cidade Verde

Para o diretor-técncio do Sebrae Piaui, Delano Rocha, a iniciativa é importante por envolver diferentes entes em debates que priorizem a revitalização do centro de Teresina e de outras cidades que têm passado por um fenômeno parecido.

"Que a gente possa construir uma agenda propositiva para que a gente possa implementar ações e agir, que a gente possa cada vez manter tornar esse centro ativo, é importante destacar, é um gargalo, de todas as grandes cidades, isso que a gente pode ver, e a solução passa pela harmonização, organização social, a sociedade precisa se envolver, o setor produtivo , o poder público, todos de mãos dadas para que possa buscar as soluções", citou.

Da Redação (Com informações do IBGE)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais