Cidadeverde.com

Por falta de equipamento, Hospital de Picos retém macas de ambulâncias por até 5 horas

Imprimir

Foto: Arquivo-Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

Uma situação que tem ocorrido no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, é a retenção de macas de ambulâncias municipais para acomodar pacientes dentro da unidade. A prática foi confirmada por gestores em Saúde do território Vale do Guaribas, que já tiveram o equipamento retido por pelo menos quatro horas.

O Cidadeverde.com/picos contatou dois gestores municipais de Saúde. Um deles relatou que já ocorreu situações em que a ambulância teve que retornar à cidade de origem, sem a maca, para realizar outro atendimento.

"Isso é uma situação verídica, nós gestores em Saúde na região já questionamos esta prática junto à Sesapi. É algo que acontece com frequência, pacientes acamados quando dão entrada no hospital, entram com a maca e demora muito tempo. Já aconteceu da ambulância ser solicitada para outro atendimento e voltar para o município sem a maca", informou o gestor municipal da Saúde que não quis ter a identidade revelada.

Outro secretário municipal de Saúde destacou que a retenção de macas ocorre quando há uma alta demanda de pacientes.

“As macas chegam a ficar retidas por até cinco horas. Isso acontece quando tem muitos pacientes, demanda grande, e aí as macas das nossas ambulâncias precisam ficar retidas até que haja vaga em leitos”, frisou o gestor.

Em nota, Hospital confirma que já adquiriu novas macas

Em nota, a direção do Hospital Justino Luz conifrmou que a situação ocorre quando a unidade encontra-se com uma alta demanda de pacientes. No entanto, buscando solucionar o problema, novas macas foram adquiridas junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

A direção do Hospital Regional Justino Luz informa que quanto à denúncia de retenção de macas de ambulâncias, em dias de fluxos de pacientes acima do rotineiro, os pacientes que chegam em ambulâncias nem sempre são transferidos imediatamente para uma maca da unidade hospitalar devido à alta demanda.

Porém, a direção informa que já adquiriu mais macas junto à Sesapi para solucionar o problema. Além disso, com inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), essa problemática será sanada, pois haverá ampliação na quantidade de leitos.

Atendimentos

O Hospital Regional de Picos é referência em serviços de saúde para pelo menos 42 municípios. Projetado para ser um hospital de campanha, o Justino Luz é uma das principais unidades de saúde que oferta atendimentos de urgência e emergência no Território Vale do Guaribas, entre outras regiões.

No entanto, nas últimas décadas, com o aumento populacional, o hospital tem sido insuficiente para atender a grande demanda de atendimentos. Problemas estruturais tem sido situação recorrente na unidade.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais