Cidadeverde.com

Governador debate sobre transição energética com deputados no Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação/ Governo do Estado 

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (25), do lançamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (CERNE) no Piauí, que aconteceu no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado (FIEPI).

O evento também contou com mesa redonda sobre transição energética e a pauta central foram as oportunidades trazidas pela industrialização da cadeia de produção de hidrogênio verde.

O Cerne, um dos principais centros de estratégia empresarial do Nordeste, com foco na exploração responsável dos recursos naturais e energéticos da região, terá sede em Teresina. O Centro foi lançado com um painel de especialistas em transição energética.

Para Rafael Fonteles, a pauta da energia limpa é a cara para o Piauí, inclusive com oito missões internacionais empreendidas para garantir a cadeia industrial de hidrogênio verde. “O povo está confiante e cheio de esperança naquilo que a gente está apresentando. Esta é, ao meu ver, a verdadeira oportunidade da industrialização do nordeste”, revela.

Arnaldo Jardim, deputado federal de São Paulo, que lidera a pauta das energias limpas na Câmara Federal, em Brasília, abriu o discurso falando sobre oportunidades do setor. “A aviação com energia limpa, em discussão no Senado, por exemplo, abre-se como um desafio para o Piauí”, considera.

Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, ressalta a importância da pauta das energias limpas para o desenvolvimento do Estado. 

“O Piauí já assume protagonismo no processo de transição energética do Brasil. Então, é natural que discussões que acontecem no Congresso também sejam pauta para os piauienses”, acrescenta.

A mesa redonda contou com a presença de representantes do governo, deputados, empresas do setor e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que mantém o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações (NUFPERPI).

 

Com informações do Governo do Estado 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais