Cidadeverde.com

Eventual veto a reajuste de 20,8% ao piso do professores será derrubado na Câmara e novo valor será proposto

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

Um eventual veto, enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), ao projeto de reajuste de 20,8% do piso dos professores da rede municipal de ensino, deve ser derrubado pelos vereadores na Câmara Municipal. Conforme apurou o Cidadeverde.com, um novo valor deverá ser definido, após audiência pública com representantes da classe e do Palácio da Cidade. 

O autor da emenda dos 20,8%, Deolindo Moura (PT) explicou a projeção que é feita pelos parlamentares para os próximos 15 dias. 

“A Prefeitura coloca como se isso fosse ficar dessa forma [em 20,8%]. Vai mandar a proposta, nós vamos receber, vamos abrir aqui um debate e ver como melhor fica para as finanças do município, mas também para a categoria dos professores, que, como eu falei, não receberam o rateio do Fundeb, não receberam de forma precisa o impacto do ano passado, que foi o plano de carreira aprovado pelo governo federal, e nós esperamos que a gente chegue a um denominador comum”, disse. 

A Prefeitura de Teresina que, inicialmente, tinha feito a proposta de um reajuste de 5%,  já informou que a alteração para 20,8%, feita pelos parlamentares causará um impacto de R$ 120 milhões anualmente sendo inviável, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Ao ser questionado sobre as críticas, o vereador Deolindo Moura disse que o prefeito pode vetar a proposta aprovada na Câmara e criticou o fato de que, segundo ele, tem acontecido regularmente na relação entre o Legislativo e Executivo: a tramitação de propostas do prefeito em caráter de urgência no plenário. 

“A Prefeitura manda pra cá todos os pedidos dela serem por urgência. Que grande urgência é essa que não pode ser debatido com o sindicato?”, questiona. 

Em urgência, as matérias são avaliadas pelas comissões no próprio plenário, bem como passam por duas votação, em uma discussão mais rápida.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais