Cidadeverde.com

Renato Russo: timonense virou fã do cantor após ouvir ‘Índios’ na rádio

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Breno Moreno

A vida e a obra de Renato Russo, que completaria 64 anos nesta quarta-feira (27) se estivesse vivo, continua inspirando diversos fãs por todo o país. É o caso de Jonh Enny, timonense que só conheceu o trabalho do artista em 1999, cerca de três anos após a morte do cantor. 

“Foi em 1999, mas o Renato já tinha falecido. Eu gostava de escutar bandas de rock, naquela era muito comum ouvir rádio, já que o CD era caro. Entre uma sintonia e outra, ouvi uma canção da Legião Urbana que chamou minha atenção. Era a música ‘Índios’. Ali foi o começo”, relembrou. 

Daquela data em diante, Jonh Enny passou a ouvir e a consumir tudo relacionado a Renato Russo e banda liderada pelo cantor. Em 2003, o empresário piauiense criou, com o amigo Josenildo Costa, a ‘Legionários Cajuína’, que reúne um dos maiores acervos do país sobre o artista.

“É muita coisa. São todos os CDs e livros sobre a Legião Urbana e o Renato Russo. Temos vários itens, inclusive objetos que pertenceram ao Renato. O filho dele fez um leilão de itens que estavam no apartamento, e compramos fitas VHS que ele gostava”, destaca. 

Foto: Reprodução

Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996, em decorrência de complicações causadas pelo vírus HIV. Mais de duas décadas depois da sua morte, o cantor ainda é reconhecido como um dos artistas nacionais de maior expressão dos últimos tempos, graças a suas composições. 

Os valores e formação do caráter. O Renato Russo falava nas suas canções, há 30 anos, sobre temas que hoje são relevantes, como o machismo, violência contra as mulheres e homossexuais, a desigualdade social, o amor ao próximo e a luta por um país melhor”.

O ‘Legionários Cajuína’ realiza uma homenagem pelo aniversário de Renato Russo hoje(27), às 19h30, no Palácio da Cidade, em Teresina. O evento contará com uma apresentação, voz e violão, dos artistas piauienses Aislan leal e Charleno Pires.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais