Cidadeverde.com

Dengue chega a quase 1 mil casos confirmados em Teresina; saiba como se proteger

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

Teresina registrou quase 1 mil casos de dengue nos três primeiros meses deste ano. Os dados são do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

No total, pelo menos 1.305 casos de dengue já foram notificados na capital.

A FMS também tem monitorado os casos de Chikungunya e zica vírus.

Os casos de Chikungunya estão em 122 e os de Zica Vírus em três.

As chuvas frequentes neste período do ano criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito, intensificando a propagação da doença.

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado e pode levar a complicações graves, principalmente em casos de reincidência da infecção.

Doença já atingiu quase 2 milhões no Brasil

A doença já infectou 1.937.651 brasileiros, segundo um levantamento apresentado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Dentre os casos de dengue registrados este ano, 16.494 são considerados de nível grave ou com sinais de alerta. Segundo o balanço, 630 cidadãos perderam a vida para a doença, que tem coeficiente de incidência de 954,2 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Saiba como se proteger

Para se proteger da Dengue, é preciso adotar medidas preventivas que visem eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Isso inclui verificar regularmente e eliminar qualquer acúmulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas vazias e outros objetos que possam servir de criadouro para os mosquitos.

Além disso, é importante utilizar repelentes corporais, telas de proteção em janelas e portas, e vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente durante os horários de maior atividade do mosquito, ao amanhecer e ao entardecer.

Manter o ambiente limpo e bem cuidado também contribui para reduzir o risco de proliferação do vetor.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais