Cidadeverde.com

OPA 2024-2025 recebeu mais 1 mil propostas; população priorizou obras de mobilidade

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

A primeira etapa do Orçamento Participativo (OPA 2024-2025) do Governo do Estado recebeu 1.255 propostas, enviadas por 501 entidades cadastradas em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. O programa propõe a participação popular nas decisões do governo sobre investimentos de recursos e teve sua primeira etapa encerrada, nesta quarta-feira (27).

Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, os números demonstram o alcance do programa e o engajamento da população.

“Avançamos bastante na quantidade de entidades e propostas lançadas em relação aos números do ano passado, foram 44,38% no número de entidades participantes em Teresina e Parnaíba, levando em consideração a primeira edição do programa", avalia o gestor.

Em Teresina, 272 entidades cadastradas enviaram 615 propostas, com a zona rural se destacando como a região que mais contribuiu, com 176 ideias lançadas. A região norte segue em segundo lugar, com 149 cadastros. As cidades de Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano registraram, respectivamente, 164, 135, 228 e 113 propostas.

A mobilidade urbana foi a área prioritária para as entidades participantes em todos os municípios, concentrando 52,19% das propostas. As demais áreas temáticas, em ordem decrescente de interesse, foram:

  • Esporte e lazer: 22,62%
  • Produtividade e agricultura: 11,56%
  • Cultura: 7,41%
  • Segurança e justiça: 6,21%

“Gostaríamos de agradecer a todas as entidades que se empenharam e se engajaram na organização de suas propostas junto à comunidade”, destaca a secretária de Relações Sociais,  Núbia Lopes. “A próxima etapa será a avaliação da viabilidade das propostas, seguida pelo momento de mobilização popular, através das entidades, para que as propostas viáveis sejam executadas no ano seguinte.”

Agora, as propostas passarão por análise e validação dos órgãos competentes e serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 7 de junho – tudo através do whatsapp, App Social Colab e Vans do OPA. Nesta etapa, qualquer pessoa, com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF), pode participar, elegendo sua proposta preferida. As ideias eleitas serão encaminhadas para inclusão no Orçamento Anual do estado de 2025.

 

Com informações do Governo do Estado 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: OPAObras