Cidadeverde.com

Piauí segue com alertas de chuvas intensas para mais de 190 cidades

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

Mais de 190 cidades do Piauí seguem com alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para este sábado (30). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso deve durar até as 10h do domingo (31).

Ainda segundo o instituto, toda a região Norte e Centro-Norte do Piauí e parte do Sudeste e Sudoeste estão com o alerta na cor laranja, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nesse aviso está Teresina, todo o litoral do estado e outras cidades como Barras, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Pedro II, Picos, Piripiri, Piracuruca e Uruçuí.

Já o aviso amarelo engloba outra parte das regiões Sudeste e Sudoeste. A possibilidade para esses locais é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.

O alerta amarelo engloba alguns municípios como Bom Jesus, Oeiras, Paulistana e Uruçuí.

Orientações 

Ainda no alerta, o Inmet destaca algumas orientações que devem ser seguidas em caso de fortes chuvas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Acumulados de chuva das últimas 24 horas

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos do Piauí (Semarh) divulgou os maiores acumulados de chuvas das últimas 24 horas no estado. Confira:

  1. União: 100 mm
  2. São José do Divino: 57 mm
  3. Alto Longá: 51 mm
  4. Piripiri: 47,5 mm
  5. Barras: 47 mm 
  6. Teresina: 44 mm
  7. Esperantina: 29 mm 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais