Cidadeverde.com

Presidente do Peru é alvo de busca e apreensão em operação que investiga escândalo de relógios Rolex

Imprimir

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi alvo de uma operação de busca e apreensão neste sábado (30), por escândalo envolvendo relógios Rolex. A ação das forças de segurança peruanas ocorreu na residência da chefe do Executivo e na sede do governo, em Lima, de acordo com a agência Associated Press.

Boluarte é investigada pela polícia por enriquecimento ilícito após supostamente ter deixado de declarar relógios de luxo como parte de seus bens.

A presidente teria uma coleção de Rolex desde que chegou ao alto escalão do governo peruano, em julho de 2021, como vice-presidente e ministra da Inclusão Social. Ela assumiu a presidência em dezembro de 2022, após Pedro Castillo, então chefe de Estado, tentar golpe e sofrer impeachment.

Inicialmente, Boluarte admitiu a posse de um dos Rolex e disse que o relógio foi adquirido por meio de "ganhos pessoais" desde que começou a trabalhar, aos 18 anos.

No início desta semana, o procurador-geral do Peru, Juan Villena, criticou o pedido de Boluarte para adiar uma audiência judicial na qual deveria comprovar a compra dos relógios e reforçou a obrigação da presidente de colaborar com as investigações.

Boluarte, de 61 anos, também é investigada pelo Ministério Público do país em outro inquérito, que apura supostos crimes de "genocídio, homicídio qualificado e lesões graves" por conta de pelo menos 49 mortes em protestos ocorridos após a chegada dela ao poder e o impeachment de Castillo, entre fim de 2022 e início de 2023.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais