Cidadeverde.com

Água entra em casas e moradores relatam dificuldades após isolamento em Massapê do PI

Imprimir

Foto: Reprodução/WhatsApp

Área externa de residência invadida pela água

Por Paula Monize

Colaboração: Déssyca Barbosa (estagiária)

O rompimento da Barragem Ingazeira que atingiu diversas comunidades rurais no município de Massapê do Piauí, distante 65 km de Picos, deixou famílias assustadas após terem residências invadidas pela água. O Cidadeverde.com/picos  contatou moradores que relataram estar enfrentando dificuldades com o isolamento.

Vídeos enviados a nossa reportagem mostram populares retirando carro de uma residência temendo o aumento do volume de água. Em outro vídeo, o morador mostra a água invadindo a área externa da residência. Os imóveis ficam localizados na comunidade Peixe, próximo a Lagoa do Peixe que teve uma cheia após o rompimento da barragem.

 

 

O digital influencer, Rafael Coutinho, que reside na comunidade Peixe, ressaltou que o aumento de água nos reservatórios locais prejudica o acesso as comunidades, uma situação que ele relata ocorrer sempre em períodos de  fortes chuvas.

"Aqui, é complicado nessa época, por que quando o rio Boa Vista e Boa Esperança enche e transborda com intensidade, ficamos ilhados, sem poder sair de casa. Devido o volume de água, acaba tomando conta da estrada e as vezes, ocorre de entrar em algumas casas, como oconteceu ontem", disse Rafael Coutinho.

Lagoa do Peixe

Outra moradora que reside na comunidade Abóbora em Massapê do Piauí, Larissa Silva, relata que a situação está complexa e as pessoas não tem como transitar de um lugar para o outro.

"Até o momento não está tendo como se transitar, não temos ordem da prefeitura. Até porque também não tem nem como, tá uma situação complicada, se for preciso de uma necessidade de um carro não tem como ser utilizado pra se mover de um lugar para o outro devido não passar. Acho que nossa localidade é uma das que está menos afetada, o que mas afetou agente foi a mobilização de um lugar para o outro. E também se caso alguém chega até mesmo precisa de um atendimento médico na cidade não tem como chega até lá", frisou Larissa Silva.

Aulas estão suspensas e Corpo de Bombeiros poderá atuar na cidade

O prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, em entrevista a TV Cidade Verde explicou que as aulas do município estão suspensas por questões de segurança. Além disso, não há como os transportes circularem devido a falta de condições das estradas.

"Vai permanecer suspensa devido o município estar nessa situação. Cerca de 75% são da zona rural e não tem como os ônibus escolares rodarem diante dessa situação. Estamos monitorando a situação das famílias, estamos com parte do município isolado devido os cortes nas estradas, rompimento de passagem molhada, sem ter acesso a sede do município. Entramos em contato com a Defesa Civil e vamos publicar decreto de calamidade pública", disse o prefeito.

http://

 

O comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar, em Picos, tenente Medeiros revelou que o órgão se colocou a disposição para oferecer suporte ao município em caso de necessidade.

"Já nos colocamos a disposição do município, uma equipe da Defesa Civil está no local avaliando a situação.  Caso seja necessário poderemos oferecer suporte em caso de evacuar áreas isoladas, pessoas que estejam em risco de vida em função do volume de água", disse o comandante.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais