Cidadeverde.com

Depois de quatro anos, Rio Itaim tem cheia e deixa famílias isoladas em Itainópolis-PI

Imprimir

Foto: Reprodução/WhatsApp

Por Paula Monize

Colaboração: Elinalva Sousa (estagiária)

Depois de quatro anos, o Rio Itaim que corta o município de Itainópolis, distante 53 km de Picos, aumentou de volume deixando famílias isoladas. A situação crítica obrigou que aulas da Rede Municipal de Ensino fossem suspensas até a próxima sexta-feira (05) e serviços em saúde também estão prejudicados.

A Prefeitura Municipal de Itainópolis emitiu comunicado alertando a população que reside ou trabalha próximo a rios e riachos para ficarem em estado de alerta com o aumento de água no Rio Itaim. Vale ressaltar, que o referido rio ainda recebe água dos Rios Boa Vista e Boa Esperanças, fonte de água que alimentam a barragem Ingazeira que se rompeu nesta segunda-feira (01) em Massapê do Piauí.

Vídeos que circulam nas redes sociais virtuais mostram moradores retirando um veículo de imóvel invadido pela água. Em outros, a população mostra passagem molhadas tomadas pela água, dificultando o tráfego de veículos e pessoas.

Carro sendo retirado

O vereador de Itainópolis, Wilson Vieira, destacou que algumas comunidades rurais bem povoadas estão isoladas.

"Com a cheia algumas localidades estão isoladas. São elas, Umbuzeiro, Poço do Boi, localidades bem habitadas que ficam isoladas. Com essa realidade muitas crianças estão sem ir para a escola por conta da passagem no rio, muitas passagens molhadas estão submersas em uma grande quantidade de água", disse o vereador.

Além do isolamento, outro problema que tem ocorrido com a cheia do rio é a perda de plantações que tem sido levadas pelas força da água. 

"Quando o rio transborda ela causa mais preocupação porque vai causando prejuízos nas plantações e em Itainópolis até na própria zona urbana", frisou.

O prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, destacou que escolas e prédios municipais estão sendo utilizados para abrigar as pessoas que tiveram as residências invadidas pela água.

"Já estamos atentos desde ontem pela manhã sobre um riacho que sofreu uma grande enchente, afetando moradores, alagando casas. Disponibilizamos o Centro de Convivência de Itainópolis para que as famílias pudesse dormir e se abrigar. Estamos emitindo alertas sobre a situação do município, temos tido um grande volume de chuva que tem caído na região. Estamos trabalhando com veículos fazendo a retirada de moradores, escolas estão sendo disponibilizadas para receber a população", informou Miguel Rodrigues.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais