Cidadeverde.com

Após enxurrada, 37 famílias ficam desabrigadas e cinco perderam tudo em Itainópolis

Imprimir

Foto: TV Cidade Verde Picos

Por Paula Monize

Colaboração: Déssyca Barbosa

Após enxurrada que tem atingido o município de Itainópolis, distante 53 km de Picos, cinco famílias que residem na área urbana perderam tudo e outras 37 estão abrigadas em casas de familiares. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Assistência Social que tem ofererecido suporte a população local.

Entre as famílias, há crianças com microcefalia e cadeirantes, além de crianças com Síndrome de Down e recém-nascidos. A situação preocupa as autoridades locais que tem ofertado assistência e pontos de apoio para abrigar as famílias - Escola Odete Ferreira Nunes e uma pousada privada.

O idoso, Antônio Felix da Silva, de 71 anos, é uma das pessoas que teve a casa invadida pela água. Ele relata que perdeu toda a plantação e que a refeição de hoje foi do feijão que ele conseguiu colher ontem. 

"Esta foi a primeira vez que a água atingiu minha casa. Moro aqui desde o meu nascimento e perdi toda a minha plantação. A última vez que colhi feijão foi ontem a tarde, a minha refeição de hoje será do feijão que panhei ontem. Entrou água na minha casa e um vizinho me ajudou a erguer os móveis", disse o aposentado.

A secretária de Assistência Social de Itainópolis, Marilene Rodrigues, destacou que a pasta segue realizando levantamento de famílias que estão em situação de risco e precisam de auxílio.

"Cinco famílias perderam tudo que residem na rua Sizernando Jericó, na zona urbana. Devido a grande demanda, outras 37 famílias abandonaram suas casas e estão abrigadas em casa de parentes. A situação é crítica e continuamos fazendo o levantamento das famílias que residem em áreas de risco ou que tiveram as casas invadidas pela água", destacou a secretária.

Doações

Em razão da demanda por mantimentos para as famílias que tiveram de abandonar suas casas, a Igreja Católica local está recebendo doações. Alimentos, roupas, produtos de higiene poderão ser deixados no Salão Paroquial. A igreja também disponibilizou os contatos: (89) 9 8118-3761 e (89) 9 9439-8067.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais